PUBLICIDADE

Inclusão é o foco da Semana do Empreendedorismo do Sebrae

Iniciativa presente em mais de 180 países terá uma extensa programação distribuída por todo o Brasil. Evento começa nesta segunda (13)

13 nov 2023 - 06h20
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Adobe Stock

Mais de 1,4 mil atividades de fomento ao empreendedorismo estão agendadas até o momento para ocorrer em quase 400 cidades brasileiras durante a 16ª edição da Semana Global do Empreendedorismo (SGE), que ocorre entre 13 e 19 de novembro. São palestras, oficinas e encontros – virtuais e presenciais – disponíveis para toda a população sobre finanças, vendas e marketing, gestão, liderança, inovação, planejamento estratégico, sustentabilidade e a abertura de negócios. 

Cerca de 100 mil vagas estão disponíveis nas atividades já cadastradas. “Inclusão e geração de renda para quem empreende” é o tema escolhido para o evento este ano.

“A temática reflete a necessidade urgente de promover a inclusão social e a emancipação econômica, especialmente para populações mais vulneráveis, como mulheres e pessoas negras”, ressaltou o presidente do Sebrae, Décio Lima. 

“Por isso, alinhados com o esforço do governo brasileiro, temos trabalhado para capacitar empreendedores, fornecer orientação e criar um ambiente propício para o crescimento dos pequenos negócios com menos burocracia, mais crédito e maior segurança jurídica”, completou.

Rendimentos de até 2 salários-mínimos

De acordo com estudo realizado pelo Sebrae com dados Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do segundo bimestre de 2023, quase 68% dos donos de negócios (formais e informais) no país têm um rendimento de até 2 salários-mínimos. 

A pesquisa revela ainda que a renda do empreendedor cresce com a formalização, o que significa que o empreendedorismo é uma porta para assegurar emprego e renda às famílias em situação de vulnerabilidade.

"O empreendedorismo desempenha um papel fundamental na promoção do crescimento econômico, na geração de empregos e na redução das desigualdades. Por isso, a Semana Global é uma oportunidade para inspirar, educar e conectar empreendedores, promovendo uma cultura de inovação e empreendedorismo, além de ser uma ferramenta poderosa de transformação", disse Décio Lima.

No Brasil, os pequenos negócios representam 95% das empresas e garantem respondem por 30% do Produto Interno Bruto (PIB). Além disso, 71% dos empregos gerados em 2023 foram criados no setor que conta com 22,5 milhões de empresas – desses, 15,4 milhões são Microempreendedores Individuais (MEI).

Sobre a SGE

A Semana Global do Empreendedorismo está presente em mais de 180 países. No Brasil, é coordenada pelo Sebrae, ao lado de parceiros que também compõem o Conselho Consultivo da SGE no país e são referências do ecossistema empreendedor brasileiro: Aliança Empreendedora, Anjos do Brasil, Anprotec, Artemisia, Brasil Júnior, Conaje, Endeavor, Junior Achievement e a Rede Mulher Empreendedora.

A campanha começou em 2008 e cresceu rapidamente para se tornar um movimento que envolve empreendedores, investidores, formuladores de políticas, pesquisadores, organizações de apoio, entre outros, que colaboram para promover o crescimento econômico e a inovação.

Fonte: Sebrae

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade