PUBLICIDADE

Imposto de Renda: saiba como fazer a declaração como PJ e PF

Porta-voz da Receita Federal reforça que é muito importante separar a pessoa jurídica da pessoa física

10 abr 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda segue até 31 de maio
Prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda segue até 31 de maio
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Se você é registrado e tem uma MEI para ajudar na renda, esse conteúdo em vídeo é para você fazer a declaração do Imposto de Renda sem erros.

No Terra, a jornalista Paola Cecchi recebeu Ricardo Roberto, porta-voz da Receita Federal e Ednei Souza, fundador da Hubs Contabilidade, para falar sobre esclarecer essas e outras dúvidas, além de detalhes da declaração do IR.

Ricardo Roberto reforça que é muito importante separar a pessoa jurídica da pessoa física. "O MEI, como um microempreendedor individual, é uma pessoa jurídica; por outro lado, ele é a pessoa física que vai obter o rendimento desse MEI", explica. 

Mas, como fica isso na hora de fazer a declaração do Imposto de Renda? "O MEI pode pagar, para o microempreendedor, como pró-labore, que é o salário que a pessoa física está recebendo também, isso é rendimento tributável para declaração da pessoa física".

"E o que sobrou, após concluída a contabilidade, como lucro do dividendo, é rendimento isento e não tributável, também na declaração da pessoa física", acrescenta Roberto.

Saiba como fazer a declaração como PJ e PF:

Quer evitar erros que fazem você perder dinheiro na hora da declaração de imposto de renda da sua empresa? Clique aqui e saiba mais.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade