PUBLICIDADE

Imposto de Renda: 3,05 milhões de brasileiros ainda não enviaram declaração no último dia do prazo

O esperado é que 43 milhões concluam o processo até às 23h59 desta sexta-feira, 31

31 mai 2024 - 13h38
(atualizado às 14h03)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Final do prazo para declaração do IR 2024 se aproxima e quase 3,05 milhões de pessoas ainda não cumpriram suas obrigações. Prazo foi prorrogado para moradores de municípios atingidos por enchentes no Rio Grande do Sul.
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Faltando algumas horas para o fim do prazo para declaração do Imposto de Renda 2024, quase 3,05 milhões de brasileiros ainda não cumpriram suas obrigações com o Leão. Segundo o monitor da Receita Federal, às 13h desta sexta-feira, 31, 39.950.468 pessoas tinham enviado suas declarações. O esperado é que 43 milhões concluam o processo até o final do prazo.

Este prazo, porém, foi prorrogado para moradores de municípios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul, que poderão enviar a declaração até o último dia útil de agosto. Confira aqui a lista das cidades em que houve o adiamento.

Será cobrada multa de quem estiver obrigado a entregar a declaração e não o fizer até o fim do prazo. O valor da multa cobrada é de 1% ao mês, sobre o valor do Imposto de Renda devido, limitado a 20% do valor do Imposto de Renda, sendo que o valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

Ainda dá tempo de declarar o Imposto de Renda?

Mesmo com o prazo tão apertado, a boa notícia é que ainda é possível enviar a declaração e, atualmente, a própria Receita Federal facilita a vida do contribuinte, com a opção da declaração pré-preenchida.

A Receita Federal coleta informações da sua declaração do ano anterior, do carnê-leão e das declarações de terceiros, como fontes pagadoras, imobiliárias ou serviços médicos, por exemplo. Assim, tais informações são importadas e já aparecem como seus rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais.

Apesar de agilizar o processo, a Receita explica que o contribuinte precisa checar se as informações estão corretas. Para isso, é preciso que o cidadão tenha em mãos os seus informes de rendimento referentes ao ano de 2023 para conferir, adicionar ou alterar algum dado incorreto.

A declaração pré-preenchida está disponível no aplicativo Meu Imposto de Renda, pelo gov.br e pelo Programa Gerador de Declaração que pode ser instalado no computador. Confira aqui como fazer a declaração online.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade