Herdeiro da Hermès contesta sumiço de R$ 94 bilhões após morte de ex-gestor de patrimônio
Nicolas Puech solicitou esclarecimentos sobre o desaparecimento de suas ações
Nicolas Puech, herdeiro da Hermès, busca explicações na Justiça sobre o desaparecimento de 14,5 bilhões de euros de sua fortuna, ligado à gestão de seu ex-conselheiro Eric Freymond, que morreu recentemente.
Nicolas Puech, 81, um dos herdeiros da marca de luxo Hermès, voltou a solicitar à Justiça esclarecimentos sobre o misterioso desaparecimento de 14,5 bilhões de euros (aproximadamente R$ 94 bilhões) de sua fortuna logo após a morte de Eric Freymond, seu ex-gestor de patrimônio.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com o jornal suíço La Tribune de Genève, Freymond, de 67 anos, morreu na última quarta-feira, 23, nas proximidades de seu chalé em Saanen, no cantão de Berna. O diário suíço reportou, sem dar detalhes, que o gestor "morreu repentinamente".
Durante 25 anos, Freymond foi um conselheiro próximo de Puech. A relação dos dois se rompeu no ano passado depois do sumiço de 6 milhões de ações da Hermès International. Segundo Puech, as ações “sumiram” devido à má gestão de Eric Freymond.
O caso chegou a ser julgado no Tribunal de Genebra, onde Freymond foi inocentado. De acordo com New York Post, Puech foi informado que seu gestor de patrimônio não pode ser responsabilizado pelo desaparecimento da fortuna depois de ser encarregado de controlar a fortuna.
A Justiça entendeu também que não foram encontradas evidências de que o consultor financeiro teria administrado mal a fortuna de Puech. Tampouco há provas de que o herdeiro foi enganado durante mais de duas décadas.
Quem é Nicolas Puech
Solteiro e sem filhos, Puech ficou popularmente conhecido no ano passado, quando divulgou o plano de adotar o seu antigo jardineiro. A intenção dele era de que o funcionário “faz-tudo” se tornasse herdeiro de sua – até então – fortuna.
O ex-empregado de Puech tem 52 anos e é natural de Marrocos. De acordo com a reportagem do Tribune de Genève, ele é casado com uma espanhola, com quem teve dois filhos. A publicação ainda cita que o casal se tornou a única família do herdeiro.
Nicolas Puech é um descendente de quinta geração de Thierry Hermès, que fundou uma das marcas de moda de luxo mais famosas de Paris. Ele renunciou ao conselho fiscal da Hermès em agosto de 2014, mas ainda detém 5% da empresa. Outros membros da família detêm, juntos, uma participação majoritária.