Hassett diz que novo chair do Fed deve ser "uma pessoa independente" que respeite os mandatos
O assessor da Casa Branca, Kevin Hassett, candidato a substituir o chair do Federal Reserve Jerome Powell, disse à CNBC em uma entrevista nesta quinta-feira que o novo chefe do banco central dos Estados Unidos deve ser "uma pessoa independente que respeite os mandatos".
Hassett disse que o Fed precisa de alguém como o ex-chair Alan Greenspan, que "deixou a economia aquecida sem causar inflação, porque ele reconheceu por que a economia estava aquecida", ecoando comentários semelhantes do presidente dos EUA, Donald Trump, nesta semana.
Hassett disse à CNBC que os EUA podem registrar um crescimento de mais de 5% por dois trimestres consecutivos.
"Mas a inflação não está decolando. Portanto é óbvio, porque a produtividade está em alta no momento, por causa da IA e dos data centers, sim, e assim, parece muito, muito com os anos 1990 para mim neste momento. Portanto, acho que o julgamento de Greenspan seria apropriado agora", acrescentou.
Na quarta-feira, Trump indicou que está perto de escolher um novo chair do Fed, dizendo que gosta da ideia de manter Hassett em seu cargo atual e acrescentando que o diretor de renda fixa da BlackRock, Rick Rieder, foi "muito impressionante" em sua entrevista.
Hassett também elogiou Rieder na entrevista à CNBC, dizendo: "Sou amigo de Rick há muito tempo. Ele é o melhor especialista em títulos", disse Hassett.