Script = https://s1.trrsf.com/update-1786557910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

França reduz previsão de crescimento e não atingirá meta de déficit

11 set 2026 - 08h37
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A França reduziu a previsão de crescimento de 2026 de 0,7% para 0,5% e admitiu que não cumprirá a meta de déficit de 5% do PIB, informou o ministro das Finanças, Roland Lescure. A piora no cenário, causada por choques energéticos, juros altos, clima e incerteza política, complica a aprovação do orçamento diante de um Parlamento dividido e às vésperas da eleição presidencial. O governo manteve a estimativa de 1,0% para o próximo ano e ainda ajusta a nova meta fiscal a ser apresentada este mês.

A ‌economia da França crescerá menos do que o esperado este ano e o governo não atingirá sua meta de déficit orçamentário, afirmou nesta sexta-feira o ministro das Finanças, Roland ⁠Lescure.

Ministro das Finanças da França, Roland Lescure
 11 de setembro de 2026. REUTERS/Stephanie Lecocq
Ministro das Finanças da França, Roland Lescure 11 de setembro de 2026. REUTERS/Stephanie Lecocq
Foto: Reuters

A revisão para baixo das perspectivas complica ‌a tarefa do governo de aprovar seu orçamento de 2027 nos próximos meses ‌em um Parlamento profundamente dividido, ‌onde os partidos endureceram suas posições ⁠antes da eleição presidencial em dois turnos, prevista para abril e maio.

Lescure disse a jornalistas que estava reduzindo a previsão de crescimento econômico do governo para 2026 de 0,7% ‌para 0,5%, mas manteve a projeção de ‌1,0% para o ⁠próximo ano.

"Este ⁠ano foi marcado por crises extremas envolvendo quatro tipos ⁠diferentes de ‌choques", disse Lescure a ‌repórteres, citando a incerteza política interna, a alta nos preços da energia, o clima extremo no verão e um salto ⁠nos custos de financiamento nos mercados de títulos.

O crescimento mais lento tornará mais difícil para o governo reduzir seu déficit orçamentário, conforme planejado, para ‌5,0% da produção econômica neste ano.

"A realidade é que o orçamento foi elaborado com ⁠base na premissa de 5%. E a realidade é que, hoje, 5% não é mais uma opção", disse Lescure.

O ministro não apresentou uma nova meta de déficit, acrescentando que o governo ainda está fazendo os ajustes finais em seu projeto de lei orçamentária, que deve ser apresentado ao Parlamento no final do mês.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra