PUBLICIDADE

Entenda como a IA pode ajudar pequenos negócios a crescerem

Engana-se quem pensa que essa tecnologia afeta apenas grandes corporações e gigantes da tecnologia

4 dez 2023 - 06h20
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Steve Johnson / Unsplash

Falar sobre Inteligência Artificial não é novidade. Um exemplo disso é o algoritmo de streaming da Netflix, que compreende os interesses dos usuários e personaliza suas recomendações na plataforma. Assistentes de voz, anúncios na web e até robôs aspiradores são influenciados por IA.

Isso evidencia que a IA já faz parte do cotidiano das pessoas há muito tempo, embora a popularização de seu uso de forma consciente tenha crescido com plataformas como ChatGPT e Bard.

A relação das IAs com seu negócio

Apesar de o mundo da IA parecer vasto, engana-se quem pensa que essa tecnologia afeta apenas grandes corporações e gigantes da tecnologia. A IA sempre teve como objetivo ajudar as pessoas a encontrarem soluções inteligentes em suas rotinas, inclusive para os pequenos negócios.

Atualmente, existem diversas ferramentas acessíveis que permitem a otimização de processos, análises aprofundadas e a obtenção de insights para tomadas de decisão em negócios de todos os tamanhos.

A estratégia digital é o primeiro ponto de atenção. Empresas que não são encontradas online têm dificuldade em serem descobertas por potenciais clientes, especialmente para negócios locais. Eles recebem a maior parte das pesquisas online de estabelecimentos próximos na região.

A IA pode assumir diversas formas, mas quando se trata de marketing digital, a geração de conteúdo é uma das aplicações mais populares. Plataformas como o ChatGPT foram treinadas para compreender, resumir e criar conteúdo com base em um vasto conjunto de dados.

Empresas podem utilizar ferramentas como essa para criar conteúdo educacional ou informativo para os visitantes de seus sites, redes sociais e até mesmo para benefício dos mecanismos de pesquisa. O Google, por exemplo, usa esses conteúdos para melhorar o ranqueamento de sites e blogs.

Chatbots inteligentes também podem ajudar a criar e aperfeiçoar discursos de venda, adaptando o tom e desenvolvendo argumentos mais convincentes de acordo com as necessidades do cliente.

Vale ressaltar que a compreensão de conteúdo também é extremamente relevante.

Uso consciente da IA 

Novas tecnologias permitem que IAs auxiliem os negócios a decifrar os sentimentos de seus clientes. Um exemplo são as avaliações geralmente publicadas na internet. Algoritmos de IA podem fazer análises aprofundadas dessas avaliações, não apenas entendendo o que foi dito pelo usuário, mas também gerando respostas automáticas e personalizadas.

O uso consciente da IA na geração de conteúdo é uma forma de pequenos negócios encontrarem uma fonte inesgotável de pesquisa inteligente, permitindo uma maior conexão com seus clientes e uma vantagem competitiva no mercado.

Se o seu negócio ainda não aderiu a esse caminho, chegou a hora de rever os planos e acompanhar essa tendência. A Inteligência Artificial é muito mais que uma aliada. É o caminho ideal para o sucesso do seu negócio no futuro.

(*) Felipe Caezar é cofundador e CEO da Startup HubLocal, hub de soluções de conexões.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade