PUBLICIDADE

Entenda a diferença entre dívida negativada e dívida atrasada

Será que uma dívida atrasada é uma dívida negativada? Saiba tudo sobre as diferenças entre elas!

8 set 2021 12h05
| atualizado em 21/9/2021 às 10h17
ver comentários
Publicidade
Dívidas negativadas e atrasadas
Dívidas negativadas e atrasadas
Foto: Shutterstock / Finanças e Empreendedorismo

Um estudo do Serasa, publicado em maio de 2021, apontou que 62,5 milhões de consumidores brasileiros se encontravam inadimplentes, com cada um deles devendo, em média, R$ 3.937,98. 

A situação se torna ainda mais grave quando vemos o índice de desemprego atual que, apesar de ter diminuído 0,6% se comparado com o do trimestre anterior, segue alto: 14,1%, o terceiro maior desde 2018. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com muitas dívidas e sem uma renda (emprego) para quitá-las, as finanças pessoais das famílias brasileiras entram em colapso e, de dívidas atrasadas, passam a se tornar dívidas negativadas. Mas afinal, qual a diferença entre esses dois tipos de dívidas?

Dívidas atrasadas x Dívidas negativadas

Sabe aquela conta que você se esqueceu de pagar ou teve que atrasar alguns dias o pagamento? Isso é o que chamamos de dívidas atrasadas. Como o próximo nome já diz, elas são aquelas dívidas que não foram pagas até o vencimento, mas que, poucos dias depois, já foram quitadas.

Agora, quando falamos de dívidas negativadas, o cenário muda. As dívidas negativadas são aquelas contas que não foram pagas e que acabaram sendo inscritas nos birôs de crédito, como o Serasa e o SPC. Por conta delas, o seu nome e CPF ficam negativados. De forma bem resumida, são as dívidas que deixaram o seu nome sujo, sabe?

Contudo, vale frisar que essa negativação não acontece de um dia para o outro. As empresas e financeiras entram em contato com o devedor várias vezes, oferecendo acordos e novos prazos, porém, com o não cumprimento deles, a dívida é negativada.

Como faço o pagamento da dívida negativada?

Para realizar o pagamento da dívida negativada, o indicado é que o devedor entre em contato com a empresa e busque uma negociação. Ao negociar, o consumidor pode galgar um valor e uma forma de pagamento que se encaixe à sua realidade. 

Ao realizar o pagamento da dívida, o nome do consumidor ficará limpo novamente em até cinco dias úteis - inclusive para pagamentos parcelados: pagou a primeira prestação, o CPF já fica limpo. 

Se eu não pagar a dívida negativada, ela caduca em algum momento?

Sim, as dívidas caducam sim! A grande maioria das dívidas negativadas caducam quando completam cinco anos. Depois desse prazo, o nome do devedor sai dos birôs de crédito, contudo, a dívida não desaparece, ela segue existindo.

Fonte: Serasa Limpa Nome

Finanças e Empreendedorismo
Publicidade
Publicidade