Energia solar: Solfácil dobra vendas de baterias e promove parceria com a Unipower
Após dobrar o volume de vendas no 2º trimestre de 2025, a empresa observa agora uma aceleração contínua ao longo do 3º trimestre
A Solfácil dobrou as vendas de baterias solares no 2º trimestre de 2025 e mantém crescimento contínuo ao integrar soluções de financiamento, firmar parceria com a Unipower e expandir seu portfólio com baterias de tecnologia avançada.
A Solfácil, o maior ecossistema de soluções solares da América Latina, segue com seu crescimento acelerado no mercado de baterias solares. Após dobrar o volume de vendas no 2º trimestre de 2025, a empresa observa agora uma aceleração contínua ao longo do 3º trimestre, evidenciando que não se trata de um pico pontual, mas de uma trajetória de expansão exponencial e sustentada.
A demanda tem sido impulsionada principalmente por clientes residenciais em São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pernambuco — estados que recentemente sofreram apagões. Segundo a empresa, uma combinação de queda nos preços, maior interesse por independência energética e crescente confiança no mercado de armazenamento explica a rápida adoção.
Em março, a Solfácil anunciou um investimento de US$ 1 milhão para lançar seu negócio de baterias, integrando o portfólio de equipamentos com financiamento próprio e outras soluções do seu ecossistema. Esse movimento ocorreu com a rápida expansão do setor, impulsionada pela crescente demanda por autonomia energética e implementação da Lei 14.300, que estabeleceu o marco legal da micro e minigeração distribuída no Brasil.
Além de oferecer proteção contra quedas de energia, os consumidores recorrem às baterias para reduzir custos durante horários de pico e limitar a exportação de energia para a rede, uma vez que o autoconsumo oferece maior benefício financeiro e permite a instalação de sistemas maiores em áreas afetadas por fluxo reverso.
A empresa oferece baterias de lítio ferro fosfato (LiFePO4), tecnologia conhecida por sua alta segurança e longa vida útil, bem como inversores híbridos.
Retrofits e novas vendas
Este crescimento também é alimentado pela força do ecossistema da Solfácil. A empresa observa que muitos clientes - que inicialmente instalaram sistemas solares com a empresa - estão retornando para adicionar baterias como retrofit. Enquanto isso, novos clientes têm adquirido baterias em conjunto com financiamento e seguro.
“O que estamos vendo é o poder de um ecossistema em escala”, afirma Brian Korgaonkar, CPO da Solfácil. “Ao integrar financiamento, seguro e agora armazenamento, estamos criando um efeito multiplicador. Os clientes ganham mais conveniência e economia, os integradores expandem suas oportunidades de negócio e o mercado de solar e armazenamento acelera ainda mais”.
Em meio a esse forte crescimento, a Solfácil promove sua parceria com a Unipower, um dos principais fabricantes brasileiros de sistemas de armazenamento de energia, reconhecido pela confiabilidade e qualidade de seus produtos. Com o lançamento do modelo de bateria em rack UPLFP48-100 EN, a companhia fortalece seu portfólio com uma solução de armazenamento altamente competitiva, acessível e de fácil integração.
O modelo apresenta vantagens como instalação até sete vezes mais rápida, vida útil três vezes maior, tecnologia LiFePO4, considerada a mais segura do mercado, e possibilidade de conexão de até 15 baterias em paralelo. Com design modular em rack e compatibilidade com os principais inversores híbridos do mercado, a solução é ideal tanto para novas instalações quanto para retrofits. A novidade está disponível para compra e financiamento na loja online da Solfácil.