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Seis passos para sua loja estar preparada na Black Friday

Empresas devem ter estratégias para a data mais esperada pelo varejo online

23 nov 2015
09h00
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A Black Friday, no próximo dia 27, é umas das datas mais esperadas pelo varejo online. Para se ter uma ideia da força desse evento para o e-commerce, no ano passado a data registrou um faturamento de R$ 1,16 bilhão, segundo dados da E-bit.
 
E não são apenas os consumidores que podem se planejar para as compras. Os lojistas também devem estar preparados para o grande volume de vendas e tráfego intenso. Customizar a loja virtual com o tema, oferecer atendimento 24 horas e utilizar redes sociais para chamar a atenção do público são estratégias para promover as vendas.
 
Confira algumas dicas para ficar preparado:
 
1 – Customize sua loja
Os usuários não vão saber que seus produtos estão com ofertas especiais se você não deixar isso claro. Customize seu site para a data e garanta que as informações sejam claras para o consumidor. Promover a sua loja com banners também chama a atenção dos visitantes.

Lojistas também podem (e devem) se preparar para a data
Lojistas também podem (e devem) se preparar para a data
Foto: xtock/Shutterstock

2 – Ofereça um site seguro
Os golpes costumam ocorrer com frequência maior na Black Friday, justamente porque os clientes ficam mais vulneráveis a acreditar em ofertas sedutoras. Os lojistas precisam ficar atentos e cumprirem exigências dos protocolos de segurança. É importante mostrar ao consumidor que a compra será segura e livre de possíveis fraudes.
 
3 – Observe os concorrentes
Na hora de vender, observar as promoções dos concorrentes faz com que você possa acertar sua estratégia de vendas. É claro que o consumidor procurará pela melhor oferta, então, quanto maior for o desconto de determinado produto, maior será o número de pessoas alcançadas e dispostas a efetuarem a compra.
 
4 – Ofereça atendimento eficaz
Além de divulgar suas ofertas e informações importantes sobre a data, o lojista também não pode se esquecer de atender de forma rápida os clientes, respondendo suas perguntas e ficando disponível durante todo o dia. Uma maneira eficaz de fazer isso é via redes sociais, cada vez mais utilizadas pelos consumidores para entrarem em contato com as marcas.
 
5 – Disponibilize várias formas de pagamento
Quando o consumidor decide comprar no e-commerce, as formas de pagamento disponíveis são fundamentais para atrair ou não sua atenção. Oferecer várias opções, como cartões de crédito, débito em conta corrente, boletos bancários ou transferência online permite que o cliente escolha a maneira mais rápida, fácil e segura para ele.
 
6 – Deixe claro para os clientes o prazo de entrega
Em uma data como a Black Friday, o varejo online costuma receber um número bem maior de pedidos em relação a um dia comum e, por este motivo, é normal as lojas prorrogarem os prazos para a chegada de um produto. O varejista precisa estar ciente desses compromissos e certificar-se da disponibilidade de atender todas as demandas dos consumidores.

Fonte: Canarinho Press
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