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E-Commerce

Mais açúcar! Docerias tradicionais migram para o e-commerce

28 nov 2014 - 09h00
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Conhecidas como tradicionais docerias de rua, marcas como Di Cunto, Fina Nata e Dulca agora podem ser encontradas na internet. As lojas aderiram ao comércio eletrônico por meio de uma plataforma oferecida pela empresa japonesa Rakuten, um marketplace voltado para pequenos e médios varejistas de diversos segmentos. “São mais de 1.200 lojas virtuais reunidas em um só lugar”, explica Ricardo Jordão, diretor de marketing da Rakuten.

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A área destinada aos alimentos recebeu o nome de Rakuten Foods e atualmente concentra 35 lojas. Ainda pretende aumentar esse leque até o final do ano. “Todo mês temos novas lojas sendo inauguradas”, diz Jordão. A ideia é seguir o modelo criado no Japão, sede da empresa, onde o segmento de comida é líder, ao lado do ramo da moda.

O projeto é promissor, mas a grande dificuldade está ligada à cultura: o brasileiro não tem costume de comprar bolos e doces pela internet, principalmente porque sabe que eles são altamente perecíveis. Também por isso foi necessário um esforço extra para convencer os lojistas a aderirem à ideia.

Entrega em 48 horas

A Rakuten disponibiliza ao consumidor um sistema de agendamento de entrega, mas o pedido deve ser feito com antecedência de, pelo menos, 48 horas. A entrega é feita de forma especializada e todos os produtos são entregues frescos.

Marco Alfredo Di Cunto Júnior, gerente de marketing da Di Cunto, conta que foi convidado pela Rakuten para participar de um projeto inovador para venda de produtos alimentícios finos. “Gostamos muito da ideia, seriedade e profissionalismo e por isso resolvemos aderir, mas ainda é cedo para pensarmos em metas. Estamos em uma fase de testes e desenvolvimento.”

A parceria funciona de uma maneira bastante simples. As marcas entram com seus produtos e estoque e a Rakuten cuida de toda parte virtual como fotos, descrições, pagamentos e até mesmo logística. Em troca disso, as docerias pagam R$ 99,00 por mês mais 12% sobre as vendas totais. No entanto, fotos, vídeos, campanhas, e-mail marketing e outros serviços devem ser pagos a parte, de acordo com Jordão.

Modelo importado

Sucesso no Japão desde 1997, a Rakuten foi a primeira empresa a trazer para o Brasil o conceito de shopping online, em 2011. No final do ano passado, a marca inovou novamente, criando a Rakuten Foods, que possibilita que seus clientes comprem bolos, doces, tortas, entre outros produtos vendidos em padarias e docerias brasileiras sem precisar sair de casa.

Fonte: Dialoog Comunicação
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