1 evento ao vivo

Vai fazer empréstimo? Fique atento para não cair em golpe

Desconfie sempre se pedirem um depósito antecipado quando estiver contratando empréstimo

12 mar 2015
10h30
atualizado às 10h33
  • separator
  • 0
  • comentários

Com o dinheiro cada vez mais curto, os brasileiros recorrem a várias alternativas para ter recursos para pagar as contas. A busca por crédito facilitado é uma das possibilidades que existem. O consumidor, no entanto, deve ficar alerta para não ser enganado. Embora haja muitos bancos e financeiras que trabalham regularmente e de forma idônea nesse setor do mercado, quando o consumidor está em busca de empréstimo pessoal e se depara com a exigência de depósito prévio de qualquer quantia para que se libere o valor que está sendo requerido, infelizmente a chance de se estar diante de uma tentativa de golpe é muito grande.

Segundo advogado Gustavo Souza, é preciso que o consumidor fique realmente desconfiado caso haja cobrança de qualquer taxa depósito para a aprovação de proposta ou para liberar o valor solicitado. "De maneira alguma feche qualquer contrato, pois não é prática das grandes financeiras oferecer crédito ao consumidor solicitando um depósito prévio", alerta.

Souza orienta que o consumidor deve, antes de qualquer ação, buscar uma instituição autorizada pelo Banco Central. "Disso, não se pode abrir mão", pontua.

Para isso, descubra todos os dados possíveis da empresa ou de quem esteja lhe oferecendo o crédito e, por meio do atendimento ao consumidor oferecido pelo site do Banco Central (www.bcb.gov.br) ou pelo número 145, informe-se se a empresa tem autorização para oferecer empréstimos.

Em caso de dúvidas sobre o que está contratando, insista com o atendente que está negociando para que envie o contrato por e-mail ou peça para levá-lo para casa, para que possa analisá-lo com calma
Em caso de dúvidas sobre o que está contratando, insista com o atendente que está negociando para que envie o contrato por e-mail ou peça para levá-lo para casa, para que possa analisá-lo com calma
Foto: Dollar Photo Club

Fique atento quando é oferecido crédito sem consulta aos órgãos de proteção ao crédito (SCPC e Serasa). "A proposta para a obtenção de crédito pode parecer vantajosa, mas a dor de cabeça que isso poderá causar será muito maior", afirma o especialista.

As notícias de golpes dessa natureza não são escassas, por isso nunca faça nenhum depósito inicial, principalmente, em contas de pessoas físicas. "Jamais forneça seus dados pessoais nem cópia de documentos para desconhecidos e, de forma alguma, assine um documento sem ler", orienta o advogado.

De acordo com Souza, em caso de dúvidas sobre o que está contratando, insista com o atendente que está negociando para que envie o contrato por e-mail ou, se estiver presencialmente em algum desses locais e estão lhe pressionando para que assine qualquer documento naquele momento, peça para levá-lo para casa, para que possa analisá-lo com calma. Caso não entenda o que está escrito no contrato, procure alguém de sua confiança com mais instrução para que possa lhe auxiliar sobre todas as condições do empréstimo. Mas não assine nada sem estar totalmente e seguro do que está contratando.

Então, se lhe pedirem um depósito antecipado quando estiver contratando algum empréstimo, a palavra de ordem é: desconfie!

Caso, infelizmente, seja lesado por esses golpistas, vá à delegacia mais próxima, com todos os documentos possíveis, nomes de pessoas com quem negociou e número de contras bancárias que lhe deram para fazer os depósitos, e registre um Boletim de Ocorrência.

Fonte: Padrinho Agência de Conteúdo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade