PUBLICIDADE

Serasa aponta que agosto foi mês recorde em cheque sem fundo

23 set 2015 10h00
ver comentários
Publicidade

Agosto de 2015 bateu recorde histórico de devoluções de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos: 2,11% em relação ao total de compensados, aponta o Indicador Serasa Experian de Cheques sem Fundos do Serasa Experian,. O índice é o mais alto para um mês de agosto desde que o levantamento passou a ser feito, em 1991.  Em julho, o percentual de devoluções foi de 2,29%. Já em agosto do ano passado a inadimplência com cheques foi de 2,02%.

Quando se verifica os oito primeiros meses do ano, temos o segundo percentual mais alto para o período desde que a série foi criada, com registro de 2,19% de devoluções, perdendo apenas para os 2,25% de janeiro a agosto de 2009. Entre janeiro e agosto de 2014, o percentual de cheques sem fundos foi de 2,10%.

Inflação e juros mais altos impõem agravamento adicional o atual momento de elevação da inadimplência
Inflação e juros mais altos impõem agravamento adicional o atual momento de elevação da inadimplência
Foto: FreeDigitalFotos - David Castillo Dominici

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o aprofundamento da recessão econômica neste terceiro trimestre do ano, gerando um quadro de desemprego mais elevado, tem contribuído para a elevação da inadimplência com cheques no país. A inflação e juros mais altos impõem agravamento adicional o atual momento de elevação da inadimplência.

O Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos consiste no levantamento mensal sobre a quantidade de cheques devolvidos por insuficiência de fundos em relação ao total de cheques compensados. Para efeito do cômputo do indicador, somente é considerada a segunda devolução por insuficiência de fundos.

 

Fonte: Squimb Conteúdo
Publicidade
Publicidade