0

Pesquisar antes de comprar é a chave para uma boa escolha

31 ago 2015
09h53
atualizado às 10h00
  • separator
  • 0
  • comentários

Um dos direitos mais especial do Código de Defesa do Consumidor é o direito à educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços. É assegurada ao consumidor a liberdade de escolha.

O que sabemos sobre os produtos que consumimos? De onde eles vem? Qual é o impacto desses produtos no meio ambiente? Qual é o destino dos produtos que descartamos?

Muitas dessas informações você pode encontrar lendo os rótulos dos produtos, os manuais, os contratos. Porém existem importantes informações que não ficam tão disponíveis e requerem uma pesquisa mais atenta.

Saber sobre o processo de fabricação, a mão de obra empregada e as pesquisas realizadas para que esse produto fique disponível pode ser a chave para uma escolha mais consciente.

Muitas empresas realizam testes em animais, sacrificando-os para garantir a qualidade de um produto, que poderia ter sido testado de uma outra maneira. Outras, empregam mão de obra “semi escrava”. Algumas até se utilizam de uma linguagem mais branda para substituir um termo ou uma expressão rude, por outro mais suave e agradável, para minimizar alguns problemas existentes naquilo disponibilizam para o consumo.

Havendo dúvidas, pesquise. Entre em contato com o fabricante, busque auxílio de associações e institutos de pesquisa. Converse com outros consumidores, analise as reclamações existentes em sites de proteção ao consumo. O consumidor.br, por exemplo, possui indicadores que classificam e dão notas as empresas e seus produtos.

A informação é a chave para uma boa compra
A informação é a chave para uma boa compra
Foto: FreeDigitalPhotos-Goldy

A informação é a chave para uma boa compra. Um consumidor bem informado dificilmente será enganado.

 

Fonte: Squimb Conteúdo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade