0

Conheça empresas que incentivam consumo consciente

  • separator
  • 0
  • comentários

Gostamos de consumir, mas ficamos especialmente felizes se esse consumo não acarretar ou minimizar os danos ao meio ambiente. Pensando nisso, várias empresas tem adotado iniciativas que visam diminuir os impactos ambientais causados pelas embalagens que produzem.

Várias redes já vêm adotando o sistema de venda a granel, em que o consumidor pode levar sua própria embalagem para adquirir os produtos (cereais, frutas secas...) reduzindo o impacto da produção de embalagens
Várias redes já vêm adotando o sistema de venda a granel, em que o consumidor pode levar sua própria embalagem para adquirir os produtos (cereais, frutas secas...) reduzindo o impacto da produção de embalagens
Foto: Daniela Leite

Como exemplo dessa conduta citamos as lojas de cosméticos Lush e M.A.C. que presenteiam os consumidores que devolvem embalagens usadas. Na M.A.C. seis embalagens vazias podem ser trocadas por um batom ou uma sombra.

Além disso, várias redes já vêm adotando o sistema de venda a granel, em que o consumidor pode levar sua própria embalagem para adquirir os produtos (cereais, frutas secas...) reduzindo o impacto da produção de embalagens. Algumas lojas da rede Mundo Verde disponibilizam produtos a granel.

Outra atitude interessante é o reuso de embalagens. A Natura possui a linha Ekos que conta com refil para que as embalagens possam ser reutilizadas.

Iniciativas como essas colaboram para a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina que aquele que coloca produtos no mercado (fabricante, importador, distribuidor e comerciante) deve ter responsabilidade solidária pela recuperação desses produtos após o descarte pelo consumidor, promovendo a sua correta destinação.

O consumo consciente está totalmente alinhado com os direitos básicos previstos no Código de Defesa do Consumidor, que são a melhoria da qualidade de vida do consumidor e harmonia nas relações de consumo. 

As principais notícias da manhã no Brasil e no mundo (07/07)

 

Fonte: Squimb Conteúdo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade