Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Entenda o papel das opções dentro da carteira de investimentos

Para especialista, opções podem ser utilizadas para proteção ou aumentar ganhos

29 set 2022 - 06h00
(atualizado às 10h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Standret / Freepik

Os contratos sobre opções, ou apenas opções, surgiram com a finalidade de trazer proteção para os investimentos, reduzindo os riscos das oscilações no mercado. Mas pessoas com grande conhecimento no mercado acionário podem utilizar as opções como estratégia especulativa para aumentar ganhos. 

O especialista em investimentos Léo Dutra é um dos investidores que utilizam as opções como forma de otimizar a carteira: “Se eu consigo usar opções para reduzir o preço médio de uma ação eu não preciso que aquela ação seja a ação do momento, basta eu trabalhar usando opções para otimizar esses investimentos”, conta. 

Dutra explica como funciona: “Por exemplo, podemos comprar um seguro para a carteira de investimentos, para as ações ou até contra a alta do dólar, mas ela pode ser utilizada de diversas formas, como para gerar renda extra com uma carteira de investimentos que eu já tenho, ou para melhorar a performance da minha carteira - diminuindo o meu preço médio de aquisição de alguns ativos”.

Investimento em renda variável

Investir em renda variável já demanda um maior conhecimento no mercado e alguma tolerância ao risco. Mas, de acordo com Dutra, no caso das opções se pode fazer uso de uma abordagem mais ou menos agressiva, conforme o perfil do investidor. 

“Tendo um perfil de baixo risco, você consegue montar operações de renda fixa com o mercado de opções ou até utilizá-lo para melhorar a performance de um título de renda fixa que você já tenha. É possível aplicar parte do retorno que você teve na renda fixa para alocar em opções, em estratégias mais agressivas, e assim não comprometendo o seu capital principal, comprometendo apenas uma parte da rentabilidade que você teria com a renda fixa, mas que consegue ter uma performance muito melhor e de certa forma conservadora”.

Apesar de defender o uso das opções, Dutra ressalta que é preciso estudo: “Para tudo na nossa vida e no mundo dos investimentos, temos que estudar e aprender sobre o que estamos fazendo. Eu posso fazer um investimento ruim e ter prejuízo em um título de renda fixa se eu não souber o que eu estou fazendo, então vai depender muito da disponibilidade do investidor, se ele quer e pode despender tempo para estudar, aprender e saber como funciona o mercado, esse com certeza seria um excelente caminho para fazer suas operações com opções sozinho”. 

Outra alternativa é contar com uma ajuda profissional: “Você também pode ter a ajuda de um profissional especialista, tendo consultorias para montar uma carteira de investimentos e utilizando opções para otimizar ela, é possível assinar relatórios de recomendações para receber orientações dos estudos de especialistas e ter a certeza de que não vai estar fazendo nenhuma incoerência”, finalizou.

Redação Dinheiro em Dia
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade