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Compras de fim de ano serão feitas em smartphone, diz estudo

Pesquisa aponta que a temporada de festas deve ser mais longa e digital

29 nov 2022 - 06h00
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Juntou tudo: Copa, Natal e festas de fim de ano. O comércio online está pegando fogo. E um detalhe salta aos olhos para esse fim de ano: a imensa maioria das compras será feita online, através do smartphone.

É o que aponta a pesquisa realizada pela Criteo, empresa de Commerce Media. De acordo com o estudo, o digital prevalecerá como o método favorito de compras dos brasileiros em 2022, em detrimento das compras em lojas físicas – uma grande mudança em relação às festas de fim de ano, época em que os sites de varejo funcionavam como catálogos online e as compras aconteciam presencialmente nas lojas. 

Foto: Adobe Stock

Para você ter uma ideia da mdança de mentalidade, 76% dos brasileiros planejam comprar presentes por meio de sites, aplicativos de lojas, marketplaces e até mesmo por redes sociais. Desse total, 65% pretendem comprar diretamente pelos seus celulares e 24% devem utilizar notebooks e computadores como meio para adquirir produtos. 

“No passado, os consumidores preferiam comprar em lojas físicas, mas com base em nossos dados, vemos agora que o online tem tido mais prioridade. Devido a isso, podemos esperar que o setor de comércio eletrônico ganhe ainda mais força nas festas de fim de ano e em 2023”, diz Tiago Cardoso, gerente geral da Criteo na América Latina. 

Ainda tem uma boa parcela que comprará em loja física

Se a grande maioria vai focar suas compras online, ainda tem uma parcela de 22% que mantém a tradição de comprar nas lojas físicas. O número de pessoas que moram no Norte que pretendem comprar produtos de forma presencial é maior e chega a 31%, em oposição às regiões Sudeste (21%) e Centro-Oeste (19%), que estão abaixo da média nacional. 

Também chama a atenção o fato de o consumidor estar se planejando com mais antecedência para as compras de fim de ano. Segundo a pesquisa da Criteo, 45% centralizaram suas comprar ainda em novembro, coincidindo com as promoções de Black Friday. Uma parcela de 23% foi ainda mais adiantada e fez suas comprar de fim de ano em outubro.

“Antes, era muito comum os brasileiros esperarem para fazer a maioria de suas compras de fim de ano na Black Friday, mas a combinação de mais promoções de varejistas ao longo do quarto trimestre e o crescimento do e-commerce no Brasil têm atraído os consumidores e feito eles comprarem mais cedo do que o habitual. Isso se alinha ainda com as tendências globais de compras que temos acompanhado”, afirma Cardoso. 

A tendência do Commerce Everywhere

Vale destacar ainda o crescimento da tendência ao Commerce Everywhere: 57% dos entrevistados disseram que preferem comprar pela internet porque estão muito ocupados para fazer compras pessoalmente e 69,5% disseram que preferem evitar multidões.  

“Sabendo que os consumidores não podem ou não querem ir em suas lojas físicas, os profissionais de marketing devem entender que cada segundo que um consumidor passa online agora é um momento de compra e planejar assim as suas estratégias para a temporada de vendas de final de ano com essa mentalidade”, aconselha o especialista. 

Redação Dinheiro em Dia
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