PUBLICIDADE

Tesla quer construir fábrica de sistemas de armazenamento de bateria na Índia

21 set 2023 - 21h17
Compartilhar
Exibir comentários

A Tesla elaborou planos para produzir e vender sistemas de armazenamento de baterias na Índia e apresentou uma proposta às autoridades em busca de incentivos para construir uma fábrica, informaram duas fontes a par do plano.

A Tesla está há semanas em negociações para instalar uma nova fábrica de veículos elétricos na Índia, onde seria fabricado um carro com preço em torno de 24.000 dólares, com discussões supervisionadas diretamente pelo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. No entanto, até o momento, não se tinha notícia da investida em energia renovável.

Em reuniões recentes em Nova Délhi, a Tesla propôs apoiar as capacidades de armazenamento de baterias do país com seu "Powerwall", um sistema que pode armazenar energia de painéis solares ou da rede elétrica para uso noturno ou durante interrupções, disseram as fontes que não quiseram ser identificadas porque o assunto é confidencial.

Embora a Tesla busque uma série de incentivos para montar uma fábrica de armazenamento de baterias, as autoridades indianas informaram que as demandas não estariam disponíveis, disse uma das fontes. Porém, o governo poderia ajudar a criar um modelo de negócios justo para a empresa, oferecendo subsídios para os compradores dos produtos, afirmou a fonte.

Embora tanto a Tesla quanto o governo indiano continuem interessados na proposta, e Nova Délhi siga analisando-a, a concretização do plano não é certa, disse a primeira fonte.

A Tesla, o principal porta-voz do governo indiano e o Ministério do Comércio não responderam a pedidos de comentário.

A Índia tem aumentado o fornecimento de eletricidade para cidades e vilarejos, mas ainda enfrenta escassez nos horários de pico devido ao aumento da demanda. O país depende em grande parte da geração de energia baseada em carvão, à medida que tecnologias de armazenamento são caras e ainda não estão difundidas.

O Powerwall da Tesla é uma unidade com cerca de um metro de altura, projetada para ser pendurada em uma garagem ou do lado de fora de uma casa. O produto é voltado para uso doméstico e comercial leve, mas a Tesla poderia pensar em desenvolver soluções maiores para a indústria caso o plano na Índia se concretize, disse a segunda fonte, sem dar mais detalhes.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade