PUBLICIDADE

Veja como destinar valores do seu IR para causas socioambientais

Especialista em finanças pessoais explica que é possível destinar parte do Imposto de Renda para ações socioambientais

6 mai 2023 - 06h15
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Adobe Stock

Muitas pessoas precisam realizar, anualmente, a declaração do Imposto de Renda, para atualizar uma série de informações sobre suas vidas financeiras. O processo é cada vez mais digital e automático, e já está incorporado na rotina de milhões de brasileiros. 

Em linhas gerais, nós pagamos o tributo e as entidades do poder executivo fazem uso desses recursos para compor o caixa do governo, num lugar chamado Tesouro. 

“Essa situação tem mudado, com a possibilidade de decidirmos direcionar parte do imposto diretamente para alguns segmentos da sociedade. Assim, o valor é reservado e enviado para essas instituições”, explica o especialista em finanças pessoais, João Victorino, criador do canal A Hora do Dinheiro

Todas as pessoas que preenchem a declaração de Imposto de Renda no modelo completo, tanto as que precisarão pagar o imposto; as que terão direito à restituição e até empresas que declaram pelo regime de lucro real, podem direcionar parte do valor para as causas socioambientais. 

Você pode doar até 6% do valor do imposto

Pessoas físicas podem doar até 6% do valor do imposto devido para fundos municipais, estaduais e federais de apoio a projetos e causas sociais. Já pessoas jurídicas (empresas) podem doar até 1% do IR devido para fundos da infância ou da pessoa idosa e usar incentivos fiscais para fazer doações a projetos culturais. 

As instituições sociais que podem receber o valor doado são: 

  • • Fundos ligados ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) 
  • • Fundos do idoso
  • • Fundo de incentivo à cultura 
  • • Incentivo à atividade audiovisual 
  • • Fundos de incentivo ao esporte e paradesporte 

As indústrias e as entidades dedicadas à reutilização, ao tratamento e à reciclagem de resíduos sólidos produzidos no território nacional poderão receber doações de pessoas físicas e jurídicas.

“Não podemos esquecer que somente instituições devidamente registradas, que atendam aos requisitos estabelecidos pelo governo para receber as doações dos contribuintes estarão aptas a figurar neste tipo de transação”, explica o especialista. 

Como fazer a destinação para as ações sociais

Confira, em dois passos, como destinar esse valor para as ações sociais: 

  • • A doação pode ser realizada no ano anterior à declaração (ano-calendário)

Neste caso, o saldo da doação pode ser abatido do valor de IR devido à Receita Federal no ano de declaração. Você deverá encontrar, no menu à esquerda do formulário de preenchimento, o campo chamado “doações efetuadas”.

  • • A doação também pode ser realizada no ato da declaração do imposto (ano-exercício)

Para isso, é preciso encontrar, no formulário de declaração completa, o item “doação diretamente na declaração. Ao optar por esta escolha, o programa vai lhe mostrar todos os fundos de todos os municípios para os quais você pode fazer o envio do valor. É permitido direcionar a doação para instituições de qualquer Estado, independentemente de onde você resida. Você precisa informar o CNPJ da instituição para onde você destinou parcela de seus impostos.

O especialista João Victorino explica que no final, você vai precisar comunicar a instituição para a qual destinou os recursos, uma vez que a destinação do valor não ocorre de modo automático. 

“Para que tenha conhecimento da doação e, dessa forma, consiga ter acesso ao dinheiro, será preciso informar à instituição beneficente, por meio de e-mail ou ligação telefônica. Em seguida, você poderá enviar os comprovantes do pagamento da DARF da doação, para que, então, a instituição inicie os trâmites legais com a Receita Federal”, diz. 

Assim, é possível ter um recibo da doação para o fundo que recebeu seu pagamento. “Com estas ações, haverá uma maior garantia de que o dinheiro doado realmente chegou à instituição que você ajudou”, finaliza ele. 

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da COMPASSO, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade