PUBLICIDADE

Dicas para quem pensa em mudar de emprego em 2024

Para quem tomou a decisão de dar uma guinada na carreira, especialista elenca o caminho das pedras em quatro etapas

1 fev 2024 - 06h45
Compartilhar
Exibir comentários
Dicas para quem pensa em mudar de emprego em 2024:

Está pensando em trocar de emprego? Você não é o único! A pesquisa Global Hopes and Fears 2023, realizada pela PwC em 46 países, ouvindo 54 mil pessoas, descobriu que 25% dos brasileiros afirmaram planejar deixar seus empregos nos próximos 12 meses.

Na opinião de Marcelo Treff, especialista em gestão de carreira e professor de Gestão de Pessoas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), antes da busca por uma nova oportunidade profissional é muito importante fazer uma reflexão sobre o momento atual, olhando para os objetivos de carreira.

“Os motivos para uma pessoa estacionar na carreira são os mais variados: pode ser acomodação, medo de perder o emprego, medo do novo ou baixa autoestima. Mas, muitas vezes, as pessoas estacionam na carreira por falta de competências, tanto técnicas, quanto socioemocionais”, afirma.

Por isso, é importante entender se há alinhamento entre as suas próprias habilidades e, a partir daí, mapear oportunidades e realizar autoanálise para avaliar se o candidato está mesmo preparado em termos de competências necessárias para a mudança.

Os motivos que levam a uma mudança de emprego podem ser muitas. Levantamento da Onze e Icatu mostra que 57% dos brasileiros consideram o dinheiro a maior preocupação de suas vidas. Outra pesquisa, da WeWork em parceria com a companhia de recrutamento Page Outsourcing, revelou que 8 a cada 10 brasileiros querem semana de 4 dias de trabalho, discussão que tem crescido recentemente – e aderida por algumas empresas.

“Os desejos e necessidades para uma mudança de emprego são muito particulares, ou seja, variam de pessoa para pessoa. Além disso, grande parte dos nossos desejos é inconsciente e não controlamos. No entanto, algumas necessidades que impulsionam as pessoas a evoluírem no trabalho são comuns a muitos profissionais, como: autorrealização, poder, reconhecimento, prestígio ou respeito. Há, também, quem busca posições melhores para alcançar conquistas materiais”, acrescenta Treff.

Foto: Freepik / Montagem Homework

Para quem tomou a decisão de dar uma guinada na carreira, o professor da FECAP elenca o caminho das pedras em quatro etapas:

1. Estabelecer objetivos de carreira

2. Mapear oportunidades e competências demandadas

3. Identificar fatores críticos de sucesso e indicadores de sucesso

4. Buscar formas de aquisição de competências ou de requalificação profissional

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão. 

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade