Clientes se queixam de instabilidade para fazer operações com Pix em diversos bancos
Sistema de pagamento instantâneo é mantido pelo Banco Central
Diversos relatos de instabilidade no sistema Pix foram feitos nas redes sociais no início da tarde desta sexta-feira, 7. Usuários se queixaram do problema em relação aos bancos Bradesco, Nubank, Pic Pay e Itaú.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O site downdetector, que monitora as oscilações na estabilidade de vários aplicativos e serviços digitais, registrou um aumento nas queixas a partir de 12h30. Em contato com o Terra, o Bradesco negou haver instabilidade e informou que as transações podem ser efetuadas normalmente.
q palhaçada de instabilidade de pix é essa , enviei um pix pra pagar o hotel e ate agr eles n receberam, eu vou surtar
— Ju 🌪️ (@juhcarvalhoull) February 7, 2025
Alô, @BancoCentralBR!!! O que rolou com o Pix? Uma hora de instabilidade, já
— Lucas Rodrigues (@_luucasrodri) February 7, 2025
O Nubank, por sua vez, emitiu uma nota e informou que "após uma breve indisponibilidade, pagamentos via Pix estão funcionando normalmente". Os demais bancos, até o momento de publicação da matéria, não se pronunciaram.
A reportagem do Terra tentou fazer uma transação via Pix por volta de 14h25, e a operação foi concluída com êxito.
O Pix foi lançado em novembro de 2022 e rapidamente caiu no gosto dos brasileiros. O sistema de pagamento instantâneo é mantido pelo Banco Central.
Em nota enviada à reportagem do Terra, o BC confirmou que alguns usuários podem ter encontrado problemas para concretizar as operações.
"Os sistemas do BC funcionam normalmente. Alguns participantes enfrentaram dificuldades de acesso aos sistemas do BC por conta de problemas na Rede do Sistema Financeiro Nacional. Os planos de contingência de rede foram acionados. A situação já está retornando à normalidade".