Cerca de metade da produção de petróleo da Venezuela é exportada para os EUA, diz subsecretário de Energia
Aproximadamente metade da produção de petróleo da Venezuela está sendo exportada para os Estados Unidos, afirmou nesta terça-feira o subsecretário de Energia, Kyle Haustveit.
"Nos últimos meses, observamos que mais de 500 mil barris (por dia), aproximadamente metade da produção venezuelana, são exportados para os Estados Unidos, para refinarias construídas especificamente para esse petróleo", afirmou Haustveit em Houston, acrescentando que o país produz atualmente cerca de 1,25 milhão de bpd.
Por sua vez, Jovanny Martínez, vice-presidente executivo da petrolífera estatal PDVSA, afirmou que a produção de petróleo da Venezuela atingiria 1,245 milhão de bpd no final de agosto e que as exportações do país aumentaram 19,7% neste ano.
Ele acrescentou que o país precisa de diluentes para os petróleos mais pesados, os quais deveriam ser desenvolvidos na Venezuela.
Martínez também destacou que as refinarias do país deveriam ser ampliadas e afirmou que a produção de combustível da Venezuela aumentou 12,9% até agora no ano, fornecendo 5,4% a mais de combustível ao mercado interno.
O funcionário destacou a reforma da lei de hidrocarbonetos, que ocorreu após 20 anos de nacionalização rigorosa e expropriação de ativos pertencentes a empresas estrangeiras, incluindo a Exxon Mobil e a ConocoPhillips , que não foram totalmente indenizadas após anos de arbitragens e ações judiciais.
A Venezuela tem um déficit no mercado interno de gás natural de 500 milhões de pés cúbicos por dia, acrescentou Martínez.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.