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Jaguar XE R-Sport P250: tração traseira com mais potência

Com um motor eficiente, os engenheiros da Jaguar puderam melhorar o desempenho. O novo XE 2.0 R-Sport também entrega mais sensações

25 set 2019 - 19h16
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Versão R-Design do novo Jaguar XE, que ficou mais potente.
Versão R-Design do novo Jaguar XE, que ficou mais potente.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O Jaguar XE já tem um papel importante na história da marca inglesa. Ele foi o carro que recolocou a Jaguar no mercado de sedãs de luxo, em 2015, após uma ausência de cinco anos, decorrente da descontinuação do sedã X-Type. Quando chegou ao Brasil, o Jaguar XE tinha uma opção com motor 2.0 de 240 cv e outra com V6 3.0 de 340 cv. Desde a linha 2018, porém, passou a contar com os novos motores Ingenium 2.0 turbo, mais eficientes, com 250 cv de potência e 365 Nm de torque. Na linha 2019, esse motor é o único disponível nas versões R-Sport, de R$ 248.400 (que avaliamos), e na Landmark, de R$ 250.200. Ambos utilizam o câmbio automático de oito marchas.

O Jaguar XE R-Sport traz um kit aerodinâmico composto por saias laterais e para-choques diferenciados, além de um pequeno aerofólio na tampa do porta-malas. O emblema “R-Sport” aparece no volante, nas soleiras e nas entradas de ar laterais. Ao contrário do XE R-Sport antigo, que tinha mais compromisso com o consumo do que com a performance, o novo XE R-Sport ganhou vida com o motor Ingenium. Para se ter uma ideia, só na aceleração de 0-100 km/h o ganho foi de 0,5 segundo. Quando falamos em esportividade, meio segundo é bastante.

O Jaguar XE R-Sport é um sedã premium 4 estrelas, segundo os critérios do Guia do Carro.
O Jaguar XE R-Sport é um sedã premium 4 estrelas, segundo os critérios do Guia do Carro.
Foto: Guia do Carro

Com um motor mais eficiente, os engenheiros da Jaguar puderam tirar mais desempenho. A relação peso/potência caiu de 6,4 para 6,2 kg/cv e a suspensão está bem calibrada para a condução esportiva. O novo XE 2.0 R-Sport também entrega mais sensações. Agora, em algumas ocasiões, é perceptível a tração traseira, mesmo com os controles eletrônicos de tração e estabilidade ligados. Aliás, o carro pode ser conduzido nos modo Eco, Normal e Dinâmico. O ajuste do modo de condução é feito por um botão no console. Como o seletor do câmbio automático é um botão giratório, as trocas manuais só podem ser feitas pelas borboletas atrás do volante, no modo S (Sport).

O carro é bastante insinuante e diferencia-se pela tração traseira.
O carro é bastante insinuante e diferencia-se pela tração traseira.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Em altas velocidades o XE 2.0 R-Sport mostra o valor de sua suspensão. A dianteira é do tipo double wishbone (ou duplo A) e a traseira é integral link. O prazer ao dirigir é proporcional à soma da tração traseira, suspensão esportiva e motor potente, com 100% do torque disponível a apenas 1.300 rpm. A posição de dirigir é perfeita, baixa, com múltiplos ajustes do volante e do banco. Outro ponto alto do Jaguar XE é a central multimídia InControl Touch. O XE R-Sport traz tela tátil de 8”, Android Auto/Apple CarPlay, navegador por GPS, Wi-Fi e CD player, entre outros. O sistema é bastante intuitivo e permite várias visualizações.

O cockpit é perfeito, com excelente ergonomia e comandos fáceis de operar.
O cockpit é perfeito, com excelente ergonomia e comandos fáceis de operar.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O que é novo

  • O motor Ingenium 2.0 turbo estreou na linha 2018.

O que nós gostamos

  • Tração traseira.
  • Conectividade superior, intuitiva e quase completa (só faltou DVD player ou TV a bordo).
  • Design esportivo.
  • Acabamento impecável.
  • Fácil de estacionar.

O que pode melhorar

  • Alavanca de câmbio no lugar do botão giratório daria mais esportividade.
  • Joelho direito do motorista bate na lateral do console central.
  • Espaço interno um pouco apertado.
As rodas pretas e a carroceria bem baixa acentuam a esportividade.
As rodas pretas e a carroceria bem baixa acentuam a esportividade.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Os números

  • Preço: R$ 248.400
  • Motor: 2.0 turbo
  • Potência: 250 cv a 5.500 rpm
  • Torque: 365 Nm a 1.300 rpm
  • Câmbio: 8 marchas AT
  • Comprimento: 4,672 m
  • Largura: 1,850 m
  • Altura: 1,4161 m
  • Entre-eixos: 2,835 m
  • Peso: 1.540 kg
  • Pneus: 225/45 R18
  • Porta-malas: 455 litros
  • Tanque: 63 litros
  • 0-100 km/h: 6s3
  • Velocidade máxima: 250 km/h
  • Consumo cidade: 8,5 km/l
  • Consumo estrada: 11,2 km/l
  • Emissão de CO2: 143 g/km
  • Modelo avaliado: 2019
Guia do Carro
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