Brasil pode cumprir cota de carne bovina da China de 2027 até abril, avalia Abiec
A antecipação dos embarques de carne bovina do Brasil pode esgotar a cota chinesa de 2027, de 1,128 milhão de toneladas, já entre março e abril, segundo a Abiec. Com envios previstos a partir de novembro de 2026 para aproveitar tarifas menores e uma cota ampliada em apenas 20 mil toneladas, a entidade defende medidas governamentais para dosar o ritmo das exportações. Contudo, a demanda chinesa ainda gera incertezas devido aos altos estoques de proteínas mantidos pelo país asiático.
Uma antecipação de embarques de carne bovina do Brasil para a China, para o cumprimento da cota de 2027, pode levar ao preenchimento dos volumes totais de 1,128 milhão de toneladas estabelecidos para o ano até o final de março ou abril, avaliou o presidente da associação da indústria Abiec, Roberto Perosa, nesta quinta-feira.
Em entrevista a jornalistas, ele disse que os embarques de carne bovina do Brasil para a China, para cumprimento da cota do ano que vem com tarifa menor, devem começar em novembro de 2026.
Os chineses garantiram um aumento de apenas cerca de 20 mil toneladas na cota de carne bovina para o ano que vem, em relação a 2026, para o Brasil.
O presidente da Abiec defendeu que embarques de carne bovina brasileira aos chineses possam ser dosados, por meio de alguma medida governamental, para que cota chinesa não seja cumprida rapidamente.
Ele ponderou, contudo, que há incertezas sobre o "apetite" chinês quando as vendas para China forem retomadas, uma vez que os chineses estão com estoques elevados das principais proteínas.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.