Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

BC da China cortará juros específicos de setores para impulsionar a economia

15 jan 2026 - 08h43
Compartilhar
Exibir comentários

O banco central da China anunciou nesta quinta-feira cortes em taxas de juros específicas de setores para dar um impulso inicial à economia, e sinalizou que tem espaço este ano ‌para novas reduções na taxa de compulsório dos bancos e para cortes mais amplos nos ‌juros.

O Banco do Povo da China disse que reduzirá as taxas de juros de suas ferramentas estruturais de política monetária em 25 pontos-base em 19 de janeiro - uma medida que tende a ter um impacto limitado sobre o crescimento em comparação com os ‍cortes nas taxas de referência da política monetária.

As ferramentas estruturais de política monetária são instrumentos do banco central projetados para atingir setores ou áreas específicas da economia, como pequenas empresas, inovação tecnológica e desenvolvimento ecológico.

Os empréstimos pendentes feitos por ‌meio de ferramentas estruturais totalizaram 5,9 trilhões de iuanes (US$846,84 bilhões) ‌no final de março de 2025, segundo dados do banco central. Nenhuma atualização foi divulgada desde então.

Analistas do Standard Chartered Bank estimam que as ferramentas estruturais representam cerca de 13% do balanço patrimonial do banco central.

"A medida tem como objetivo aumentar o apoio às principais áreas estratégicas e aos elos fracos da economia", disse o banco central em um comunicado.

O crescimento econômico da China deve desacelerar em 2026 em comparação com 2025 e manter o mesmo ritmo em 2027, de acordo com uma pesquisa da Reuters. A previsão ressalta a pressão sobre as autoridades para que abordem as vulnerabilidades estruturais e implementem medidas adicionais para sustentar o crescimento de longo prazo.

"Nos últimos anos, a China tem a prática de antecipar o estímulo no início de um ano. Depois do corte na taxa das ferramentas estruturais, provavelmente não levará muito tempo para ver um corte na taxa básica de juros", disse Tianchen Xu, economista sênior ‌da Economist Intelligence Unit.

Zou Lan, vice-presidente do banco central, disse em uma coletiva de imprensa que há espaço para o banco central cortar as taxas de juros e de compulsório este ano.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade