ArcelorMittal conclui construção de usina solar em MG com Atlas Renewables Energy
A ArcelorMittal anunciou nesta terça-feira a conclusão da construção do parque solar Luiz Carlos, em Paracatu (MG), após investimentos de R$895 milhões. A instalação é a primeira usina fotovoltaica do grupo siderúrgico no Brasil.
A usina foi anunciada em meados do ano passado e foi erguida em parceria com a Atlas Renewables Energy. A capacidade instalada é de 315 megawatts pico e geração estimada de 74 megawatt médios por ano. A partir de dezembro de 2025, o parque passa a ser de propriedade integral da ArcelorMittal Brasil, afirmou o grupo siderúrgico em comunicado à imprensa.
"Todo o volume de energia gerado pela planta será destinado às nossas operações", afirmou o presidente-executivo da ArcelorMittal Aços Longos na América Latina, Everton Negresiolo, no comunicado.
A usina é formada por 516 mil módulos solares bifaciais.
O parque Luiz Carlos faz parte do plano de investimentos de R$5,8 bilhões da ArcelorMittal em energias renováveis, que inclui também um parque híbrido - eólico e solar - na Bahia, afirmou a companhia. A expectativa da ArcelorMittal é alcançar 100% de fontes renováveis em energia elétrica até 2030 no Brasil.
A empresa encerrou 2024 com autogeração de 61% e compra de 39% de energia elétrica proveniente de fornecedores com matriz de geração limpa e renovável, afirmou o grupo siderúrgico.