Apagão global: transações via Pix estão funcionando normalmente?
O problema generalizado em redes de todo o mundo teria sido iniciado na empresa de segurança digital CrowdStrike
Parte do mundo acordou em caos nesta sexta-feira, 19. Voos cancelados, emissoras de televisão fora do ar e bancos apresentando instabilidade em seus serviços. A causa: um apagão global que teria sido iniciado na empresa de segurança digital CrowdStrike e afeta sobretudo usuários de sistemas da Microsoft. No Brasil, uma das grandes preocupações é com o sistema de transferências instantâneas via Pix, que, segundo o Banco Central, não foi afetado pela pane.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em nota ao Terra, o BC limitou-se a dizer que "os sistemas do Banco Central estão funcionando normalmente."
Ainda assim, há usuários relatando dificuldade em realizar transações. Neste caso, a situação pode ser causada pela instabilidade que alguns bancos estão enfrentando. Até o momento, o Bradesco e sua marca digital Next, o banco Pan e o Neon apresentaram problemas no acesso aos seus respectivos aplicativos.
Problemas em voos
Em nota, o Grupo LATAM informou que até o momento a operação não registrou impactos diante da queda massiva de sistemas relacionados à Microsoft e lamentou qualquer inconveniente que essa situação possa causar aos clientes.
Em seu perfil no X, a LATAM Airlines Brasil solicitou a passageiros que verificassem o estado dos voos.
Ao Terra, a Azul Linhas Aéreas informou que "devido intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas, alguns voos podem sofrer atrasos pontuais. A recomendação é que os Clientes, que possuem voo hoje e ainda não realizaram o check-in, cheguem ao aeroporto mais cedo e dirijam-se ao balcão de atendimento da Companhia. A Azul lamenta eventuais transtornos causados aos Clientes".
A Azul ainda colocou um banner em seu portal, pedindo para que clientes cheguem cedo aos aeroportos.