Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Aldemir Bendine, do BB, será o novo presidente da Petrobras

Três fontes do governo informaram que atual presidente do Banco do Brasil foi o escolhido para assumir a estatal

6 fev 2015 - 10h32
(atualizado às 14h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Aldemir Bendine iniciou sua vida profissional como menor aprendiz no Banco do Brasil (BB), no interior de São Paulo. Passou por diversos cargos dentro do próprio banco e hoje é o presidente do BB.
Aldemir Bendine iniciou sua vida profissional como menor aprendiz no Banco do Brasil (BB), no interior de São Paulo. Passou por diversos cargos dentro do próprio banco e hoje é o presidente do BB.
Foto: Divulgação

O atual presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, será o novo presidente-executivo da Petrobras, após o pedido de demissão de Maria das Graças Foster nesta semana, disseram à Reuters três fontes do governo a par do assunto nesta sexta-feira.

Bendine, funcionário de carreira do BB, está à frente do maior banco da América Latina desde 2009. Sob seu comando, a instituição estatal liderou uma ofensiva do governo petista para ampliar a oferta de crédito e baixar os juros, para atenuar os efeitos da crise financeira global na economia brasileira.

Por ser bastante alinhado às políticas do atual governo, a colocação de Bendine na liderança da Petrobras frustra expectativas de investidores e analistas de que o novo líder da petroleira viesse do mercado.

A escolha também indica as dificuldades que Dilma teve para costurar a sucessão na Petrobras de forma súbita, com a saída repentina de Graça Foster e de cinco diretores da companhia.

O Conselho de Administração da Petrobras se reúne nesta sexta para eleger um nome indicado pela Presidência da República para ocupar a cadeira de presidente-executivo da petroleira, que está no centro de um escândalo bilionário de corrupção.

Após a notícia de que Bendine assumirá a Petrobras, as ações da empresa tinham forte queda. Às 10h50, as preferenciais e as ordináras recuavam mais de 5%. O Ibovespa tinha desvalorização de 1,5%.

“O Bendine é uma pessoa muito identificada com a primeira gestão do governo Dilma. O BB foi absolutamente comandado pelo governo na primeira gestão e a Petrobras precisaria de alguém mais independente, que peitasse o governo em determinadas situações e não fizesse loteamento de cargos", disse à Reuters o sócio da Órama Investimentos Álvaro Bandeira, no Rio de Janeiro.

Para Bandeira, nomes que vinham circulando na mídia para a Petrobras, como o de Murilo Ferreira, presidente da Vale, e o de José Carlos Grubisich, ex-presidente da Braskem, seriam opções melhores. "Pesa por não ser alguém do setor, mas pesa mais por ser identificado com a primeira gestão de Dilma”, afirmou.

O novo comando da empresa terá entre seus desafios iniciais a regularização da publicação das demonstrações financeiras da estatal. Isso em meio à apuração de um escândalo de corrupção que exigirá que a companhia realize baixas contábeis bilionárias de ativos sobrevalorizados.

Renúncia coletiva

A renúncia de seis altos executivos da Petrobras na quarta-feira surpreendeu autoridades em Brasília, que previam uma mudança na diretoria da estatal apenas no fim do mês.

Na terça-feira, Dilma aceitou o pedido de demissão de Graça Foster, mas tinha acertado a permanência da executiva no cargo por mais algumas semanas. Mas outros cinco diretores da Petrobras não aceitaram ficar por mais tempo, precipitando a saída também de Graça Foster.

Já bastante desgastados, os diretores da Petrobras que estão deixando os postos não quiseram mais ser diretamente associados ao escândalo de corrupção, o maior da história do País, sem denúncias de que teriam envolvimento no sobrepreço de contratos para beneficiar ex-funcionários, executivos de empreiteiras e políticos.

Procurada, a Petrobras informou que não comentaria a informação de que Bendine será o novo presidente da estatal e disse que qualquer comunicação oficial será feita através da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Curso de investimento na Bolsa de Valores Curso de investimento na Bolsa de Valores

Quer começar a investir na Bolsa? Aprenda sobre ações, pregão eletrônico e como realizar os investimentos. Curso certificado pelo MEC, inscreva-se e comece já!

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade