Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Alckmin fala em aumento de 108% na venda de 'carros sustentáveis' após programa de IPI zero

Vice-presidente fez visita a concessionária em Brasília neste sábado (16) e conversou com jornalistas

16 ago 2025 - 12h54
(atualizado às 13h56)
Compartilhar
Exibir comentários

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou hoje que houve crescimento de 108% na venda de "carros sustentáveis" em uma unidade da concessionária Prima Via Fiat, em Brasília (DF). Ele fez uma visita ao local neste sábado (16) e conversou com jornalistas.

O ministro e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, durante lançamento do programa carro sustentável, em cerimônia realizada em julho no Palácio do Planalto em Brasília. FOTO: WILTON JUNIOR/ ESTADÃO
O ministro e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, durante lançamento do programa carro sustentável, em cerimônia realizada em julho no Palácio do Planalto em Brasília. FOTO: WILTON JUNIOR/ ESTADÃO
Foto: Wilton Junior/WILTON JUNIOR/ ESTADÃO / Estadão

O aumento considera o mês de julho na comparação com a média de janeiro e junho de 2025. O programa do governo, lançado há cerca de um mês, reduz as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos carros mais leves e econômicos, movidos a energia limpa e que atendam a requisitos de reciclabilidade e segurança veicular. Para veículos compactos com alta eficiência energética e fabricados no Brasil, o IPI foi zerado.

Segundo o governo, com a medida, a redução dos preços dos chamados carros de entrada chegou, em alguns casos, a R$ 13 mil, em nível nacional. O programa "Carro Sustentável" contribuiu para um crescimento de 16,7% nas vendas de automóveis, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), considerando o balanço nacional.

"Esse programa do carro sustentável, ele tem importância social, porque é o carro de entrada, é o carro mais barato. Então as pessoas que não tinham acesso ao carro, passam a ter. Ele tem importância econômica, porque a concessionária vende mais. E tem importância ambiental, o carro é sustentável", declarou o vice-presidente após a visita.

Alckmin também já visitou concessionárias da Renault, Chevrolet, Volkswagen e Hyundai. Para ter direito ao IPI zero, o carro deve atender alguns requisitos, tais como: emitir menos de 83g de CO2 por quilômetro e conter mais de 80% de materiais recicláveis.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade