Airbus estuda possível versão maior do jato A350
A Airbus está estudando uma possível versão maior da família de jatos A350, disse Christian Scherer, presidente-executivo da área de aviação comercial, nesta segunda-feira, quando a companhia aérea Emirates, de Dubai, deu início a um novo debate sobre jatos de dois motores maiores e mais capazes.
Os comentários à Reuters foram feitos pouco depois da Boeing ter dito que estudaria uma possível versão alongada da atrasada família de aeronaves 777X, depois de vender 65 unidades do maior modelo atual para a Emirates no primeiro dia do Dubai Airshow.
A Airbus já havia considerado uma versão maior da série A350 antes, a fim de combater o 777-9, de 400 assentos, da Boeing, que é uma versão atualizada do minijumbo 777. Ambos os aviões substituíram os icônicos jumbos de quatro motores.
Fontes do setor dizem que a ideia da Airbus para um avião maior foi divulgada anteriormente sob o rótulo A350-2000, em uma época em que a Boeing já estava estudando um possível 777-10X.
Quando perguntado se a Airbus estava estudando isso novamente, Scherer disse que "sim" e acrescentou: "Vários de nossos clientes estão nos dizendo... por favor, vejam a possibilidade de aumentar o tamanho do avião, porque isso poderia ser uma solução formidável para nós à medida que crescemos, e é isso que estamos analisando."
A iniciativa se sobrepõe aos esforços para aprimorar o A350-1000 para as condições do Golfo, onde os motores se desgastam mais rapidamente.
A Airbus não conseguiu vender o A350-1000 para a Emirates no Dubai Airshow anterior, em 2023, quando a companhia aérea teve problemas com o desempenho de manutenção do motor Rolls-Royce Trent XWB-97 e optou pelo A350-900, menor e mais amplamente utilizado.
AIRBUS SATISFEITA COM A350-1000
A Rolls-Royce está investindo em melhorias nesse motor, deixando espaço para atender às preocupações da Emirates e criar caminho para um possível crescimento, disse Scherer, que se aposenta no final do ano, após décadas na Airbus.
"Estamos muito satisfeitos com o desempenho comercial do 1000. Não desistimos da Emirates", disse ele à Reuters. Nosso cliente Emirates nos disse: "Por favor, mostre-me o que o motor atualizado pode fazer. Estamos prestes a fazer isso e, depois, levaremos a bola adiante."
A conversa sobre jatos bimotores maiores revive um debate acirrado entre Airbus e Boeing há mais de uma década, quando a fabricante de aviões dos Estados Unidos estava lançando originalmente a família 777X na mesma feira com grandes pedidos do Golfo em 2013. Desde então, o 777X sofreu um grande atraso.
O maior avião bimotor da Airbus, o A350-1000, com mais de 350 assentos, é menor, porém mais leve e mais novo.
A Boeing afirma que o 777X atualizado terá uma economia incomparável graças, em parte, aos seus novos motores GE9X e às novas asas de carbono.
A Airbus disse que o argumento econômico da Boeing se baseia, em parte, na inclusão de mais 40 assentos para combater a eficiência do A350 mais leve, distribuindo os custos entre mais passageiros.
Scherer disse que tecnologias como a nova estrutura de fibra de carbono do A350 seriam ainda mais eficazes em um jato maior.
Airbus e Boeing duelaram com projetos para modelos grandes em um concurso para possíveis pedidos da Singapore Airlines em 2016, que vazou na época para o jornalista de aviação Jon Ostrower.
"Suspeito que o GE9X teria mais potencial de empuxo do que o XWB (Rolls-Royce), e os motores serão fundamentais. Os motores também serão muito mais bem compreendidos do que eram em 2016", disse o analista de aviação Rob Morris.