Script = https://s1.trrsf.com/update-1790713512/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Oferecimento Logo do patrocinador
Publicidade

Ações europeias sobem com notícias corporativas positivas antes de decisões sobre juros

26 out 2026 - 14h55
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Impulsionadas por notícias corporativas positivas, como as fortes altas da Computacenter e da Genmab, as ações europeias fecharam em alta nesta segunda-feira, com o índice STOXX 600 avançando 0,8%. O otimismo corporativo e a melhora na confiança empresarial alemã superaram a cautela com o petróleo antes das decisões de juros do Fed e do BCE. Na contramão dos ganhos liderados pelos setores de defesa e viagens, a Galp Energia recuou 10,8% após o fracasso de uma fusão com a Moeve.

As ações europeias se recuperaram ‌nesta segunda-feira, à medida que notícias corporativas positivas ajudaram investidores a ignorar os preços elevados do petróleo no início de uma semana repleta de decisões de política monetária dos bancos centrais.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou com alta de 0,77%, a 640,66 pontos, impulsionado pelos ganhos da prestadora britânica de serviços de tecnologia Computacenter e da empresa dinamarquesa de ⁠biotecnologia Genmab.

Esses ganhos ilustram como fatores corporativos específicos ainda podem impulsionar os mercados, mesmo em um ‌momento em que preocupações macroeconômicas pesam sobre o humor dos investidores. As ações europeias sofreram forte queda na semana passada, após tensões na França e aumento dos preços do ‌petróleo.

A Computacenter fechou com alta de mais de 13%, ‌seu maior ganho em um único dia desde abril, após prever lucro anual ⁠acima das expectativas do mercado pela quarta vez neste ano.

A Genmab subiu 12% após divulgar dados de acompanhamento animadores de um estudo em fase intermediária de um tratamento experimental contra o câncer colorretal.

Enquanto isso, uma pesquisa do instituto Ifo mostrou que a confiança empresarial alemã melhorou mais do que o esperado em outubro. O índice de referência da Alemanha subiu ‌0,9%.

A maioria dos principais índices setoriais do STOXX subiu, com as ações do setor de defesa ‌liderando o movimento, após um ⁠ganho de 2,6%.

As ações ⁠do setor de viagens e lazer subiram 1,9%, enquanto o índice de energia registrou queda de 0,2%.

A ⁠atenção dos investidores volta-se agora para as decisões ‌de política monetária do Banco ‌Central Europeu e do Federal Reserve dos EUA, previstas para o final desta semana.

O BCE deve se reunir na quinta-feira, com uma pausa amplamente esperada depois que o banco central elevou as taxas em junho e setembro para combater o aumento da ⁠inflação, à medida que a guerra no Irã impulsionou os preços da energia. Economistas consultados pela Reuters esperam um aumento de um quarto de ponto nas taxas em dezembro.

"Esta é uma semana para não se precipitar no mercado. Os investidores vão encarar esta semana como uma oportunidade para reavaliar as expectativas e ‌a direção do mercado em diversas áreas, seja na política bancária, na geopolítica — há muitos fatores em jogo", disse Daniela Hathorn, analista sênior de mercado da Capital.com.

Enquanto isso, a ⁠portuguesa Galp Energia caiu 10,8% depois que a empresa informou que as negociações com a espanhola Moeve para unir seus negócios de refino, produtos químicos e varejo de combustíveis haviam fracassado. A ação esteve entre as que tiveram pior desempenho no STOXX 600 e registrou sua maior queda em um único dia desde dezembro.

Os investidores também analisaram minuciosamente a documentação da Anthropic, gigante da IA, para sua oferta pública inicial nos EUA.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,80%, a 640,86 pontos.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,72%, a 10.767,33 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 1,03%, a 25.440,83 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,83%, a 7.847,32 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,29%, a 49.186,81 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,23%, a 19.033,30 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,75%, a 9.175,73 pontos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra