PUBLICIDADE

10 empresas que inovam no Brasil usando Inteligência Artificial

Inovação na tecnologia vem crescendo no mundo e algumas empresas com atuação no Brasil já fazem parte desse cenário

26 set 2023 - 09h48
(atualizado às 09h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Imagem gerada com a IA Adobe Firefly

No cenário atual, a Inteligência Artificial emerge como uma força transformadora que transcende as barreiras entre tecnologia, sociedade e economia. A ascensão dessa novidade é impulsionada por uma série de fatores, incluindo avanços tecnológicos, disponibilidade de dados massivos e a inovação constante.

De acordo com uma pesquisa de mercado encomendada pela IBM, estima-se que mais de 41% das empresas do Brasil vêm implementando ativamente a inteligência artificial. Ou seja, é evidente a sua importância estratégica para as organizações no mercado atual, que buscam incessantemente maneiras de melhorar a eficiência. No âmbito global, essa nova tecnologia pode contribuir para aumentar em US$ 15,7 trilhões o PIB até 2030.

Diante desse cenário, conheça 10 empresas que usam a inteligência artificial para promover melhorias em diversos setores, como RH e Gestão; Autenticação de pessoas e até mesmo softwares para orçamentos de obras.

1.  Jobecam

Criada pela nordestina Cammila Yochabell, a HRTech tem como DNA tornar os  processos seletivos mais diversos, justos e eficientes por meio da tecnologia de vídeo com seleções anônimas. “The Voice” da seleção ajuda pessoas recrutadoras e gestoras na missão de reduzir vieses inconscientes na contratação de talentos ao evidenciar as reais habilidades e aptidões profissionais.

A  startup conecta as pessoas candidatas e recrutadoras pela plataforma, com o uso da Inteligência Artificial para “alimentar” a ferramenta e adequar os filtros de busca conforme os requisitos da vaga. Outra forma da aplicação da IA com a startup é com a utilização dos avatares, em que as pessoas candidatas interagem em tempo real com os avaliadores.

2. RoutEasy

A RoutEasy é uma logtech que utiliza inteligência artificial em soluções de otimização e gestão de entregas. Sua atuação é baseada em algoritmo genético, programação e inteligência artificial, os quais são utilizados para otimizar e integrar processos para e-commerces e varejo. 

Isso contribui para maior produtividade e menor custo de entrega, e, assim, a logtech fundada por Caio Reina gera economia de até 40% a seus clientes, que reúnem nomes como Shopee, Royal Canin, Rodonaves, GPA, Magalu, Obramax e DHL.

3. Minds Digital

A Minds Digital é uma Voice IDtech de biometria de voz para identificação e prevenção a fraudes no Brasil. Fundada em 2017, a empresa oferece soluções antifraudes com alto nível de confiança e agilidade na autenticação de pessoas, em diferentes canais. 

Com algoritmos próprios da Voice IDtech, a inteligência artificial autentica a voz em até 1 segundo, uma fricção mínima na experiência do cliente. Desse modo, a empresa garante que já conseguiu prevenir mais de R$ 50 milhões em fraudes bancárias.

4. Funcional Health Tech

Especializada em programas de acesso e adesão e em data driven care no Brasil, a Funcional Health Tech investiu em uma solução de Inteligência Artificial nas ligações recebidas pelo call center dos Programas de Suporte ao Paciente com a finalidade de tornar o processo de reporte de eventos adversos no uso de medicamentos para a indústria mais assertivo, eficaz e ágil. 

A utilização de um robô torna capaz a análise em todas as chamadas registradas em tempo diminuto, além de identificar mudanças no tom de voz e transcrever a fala para comparação do registro do atendente.  

A solução implementada para analisar ligações consegue identificar casos críticos pelo tom de voz, transcreve a fala para texto e agiliza de forma eficaz o processo de reporte para a indústria em um intervalo de 4 a 30 minutos após o término do contato. 

Apesar do atendimento via call center acontecer por intermédio de um atendente humano, a solução consegue identificar qualquer alteração por trás da ligação em tempo real, alimentando vários filtros previamente estabelecidos, provendo um relato mais completo e transmitindo ainda mais segurança para todos os envolvidos, além de comparar com o relato registrado pelo profissional.

5. OrçaFascio

A OrçaFascio é uma construtech amapaense especialista em softwares para orçamentos de obras. A empresa desenvolveu um software para orçamento de obras dentro dos conceitos BIM 4D e 5D, que permite aumento da produtividade e maior previsibilidade de ações do processo construtivo. O sistema otimiza tempo na elaboração de orçamentos, realizados até 8 vezes mais rápido graças ao uso de Inteligência Artificial e machine learning, o que auxilia na tomada de decisão.

Com a  solução também é possível fazer o acompanhamento das obras e gestão do material usado, permitindo um controle mais preciso de gastos e gestão dos prazos para a conclusão do projeto.

6. Cuponeria

A Cuponeria, empresa criada em 2011 que iniciou a cultura de cupons no país e agora expande sua atuação para o mercado de fidelização, utiliza a inteligência artificial para leitura de notas fiscais e para recomendação inteligente de cupons dentro dos clubes de benefícios.

Na leitura de notas fiscais, a pessoa faz uma compra e, através de IA, a nota fiscal é lida e enviada para a companhia de forma muito simples e rápida. Já a recomendação de cupons é efetuada com base no que o usuário utilizou anteriormente, possibilitando a sugestão de ofertas, o que torna o site ainda mais atrativo.

As duas ferramentas são utilizadas nos Clubes de Benefícios (Loyalty) para grandes empresas, enriquecendo a experiência do usuário que ganha praticidade e personalização, e para as empresas, que conseguem entregar ofertas de forma mais eficiente.

7. ChatClass

A ChatClass desenvolve soluções para o ensino de inglês e capacitação de pessoas utilizando a tecnologia dos chatbots para aprimorar a eficácia do aprendizado – proporcionando conteúdos personalizados e feedbacks em tempo real. Por meio de ferramentas como o Whatsapp e o Instagram, a empresa também colabora para democratizar o acesso às ferramentas de ensino.

Fundada em 2014 pelo cientista da computação alemão Jan Krutzinna, a edtech foi eleita uma das 10 edtechs mais inovadoras do mundo pela GSV Cup. Desde a chegada da ChatClass ao mercado, mais de 750 mil pessoas foram treinadas pelos seus cursos

8. XLab

A XLab é uma empresa desenvolvedora de tecnologias que humanizam a comunicação, a partir do desenvolvimento de soluções digitais pautadas nas principais tendências de tecnologia – inclusive IA. A XLab é vertente do Grupo TV1, empresa que atua há 35 anos no mercado de comunicação criando soluções sob medida que valorizam marcas e engajam públicos por meio de uma gama diversificada de produtos. 

A vertente conta com produtos que podem ser incorporados por organizações de diferentes segmentos, com finalidades diversas, de forma a fortalecer a conexão entre pessoas e marcas, como: ConneX, Content & Learning, Live Commerce e o Sales Concierge. 

9. CodeBit

A CodeBit é uma empresa especialista em tecnologia de código e cloud computing sob medida, com foco no terceiro setor e startups, que utiliza e oferece para o mercado uma solução com tecnologia de IA desenvolvida pela própria empresa e batizada de CloudOps Data, do seu braço de computação de nuvem. 

A solução foi criada para descomplicar a visualização dos dados e é utilizada para cruzar informações de várias fontes, gerando informações relevantes para apoiar a tomada de decisões e mudanças de curso das empresas e até mesmo da própria CodeBit. O programa analisa dados de acordo com a necessidade das empresas para responder às perguntas feitas.

10. Nubimetrics

Fundada em 2010 na Argentina, a Nubimetrics é uma plataforma SaaS que empodera os sellers de e-commerce com base nos dados de mercado analisados profundamente e que tem como finalidade ajudá-los a alavancar seu negócio da maneira inteligente. 

A plataforma de Inteligência de Vendas usa Big Data e Inteligência Artificial para processar milhões de dados de vendas e fornecer insights para sellers e grandes marcas que vendem seus produtos em diversos marketplaces, para potencializar a rentabilidade.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade