PUBLICIDADE

Veja as novelas mais assistidas da Globo nos últimos tempos

Com tramas envolventes, personagens caricatos e acontecimentos marcantes, alguns títulos se destacam

2 jan 2022 15h48
ver comentários
Publicidade
Grandes produções ganharam até repercussão internacional, confira.
Grandes produções ganharam até repercussão internacional, confira.
Foto: Globo/Alex Carvalho/Raquel Cunha/Renato Rocha Miranda / Famosos e Celebridades

Quase como um traço característico na cultura popular brasileira, as novelas marcam gerações e são fonte de entretenimento para muita gente. Com o drama ressaltado e abrangendo temas cada vez mais diferentes, várias produções ganharam destaque nos últimos anos.

Além do conhecimento do público sobre a trama, o que ajuda a medir o sucesso desses títulos é a audiência. O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, o famigerado Ibope, é o órgão responsável por medir a popularidade de atrações e comparar a audiência entre um canal e outro. 

Confira as sete novelas mais assistidas na Rede Globo durante os últimos anos, segundo o Ibope.

7º lugar - A Força do Querer (35.66 pontos)

A novela estreou em 2017 e foi dividida em duas fases: a primeira mostra Caio e Bibi se conhecendo na faculdade de Direito. Eles ficam noivos, mas percebem ter visões diferentes sobre o amor e acabam terminando. Na segunda parte da trama, o público vê a vida dos personagens 15 anos depois da separação do casal. Agora, Bibi está envolvida com Rubinho, enquanto Caio possui um cargo de peso no Judiciário.

6º lugar - Insensato Coração (35.78 pontos)

A novela conta a história de Pedro e Marina, que se conheceram durante o sequestro de um avião e acabaram se apaixonando. O casal tem de enfrentar uma série de obstáculos para concretizar seu amor, entre eles lidar com o mau-caratismo de Léo, irmão do herói, que sempre se achou preterido pelo pai, Raul, amargando uma inveja do irmão mais novo.

5º lugar - A Dona do Pedaço (35.90 pontos)

A trama acompanha a trajetória de Maria da Paz, uma jovem humilde da cidade fictícia de Rio Vermelho, no Espírito Santo. Maria vem de uma família de justiceiros profissionais, os Ramirez. Sua vida dá uma balançada quando se apaixona por Amadeu, um advogado formado em Vitória e membro da principal família rival nos negócios, os Matheus.

4º lugar - O Outro Lado do Paraíso (38.23 pontos)

A novela "O Outro Lado do Paraíso" segue a jornada de Clara, uma jovem humilde que vive com o avô, Josafá. Sua vida vira do avesso quando se casa com o herdeiro de uma família rica de Palmas, Gael, e sofre com seu temperamento explosivo. Além de ser perseguida pela sogra, Sophia, Clara sofre durante anos até perceber que foi vítima de um golpe e retorna em busca de vingança.

3º lugar - Caminho das Índias (38.59 pontos)

A obra se dividia em duas tramas centrais, uma se passando na Índia e outra no Brasil. Maya é uma moça indiana bela e de boa casta que se apaixona por Bahuan, um dalit - considerado impuro por seus ancestrais terem violado as regras das castas. Ela, porém, é prometida em casamento para Raj, filho dos poderosos Opash e Indira, que também não queria se casar por ser apaixonado por Duda. Prestes a ir estudar fora do país, Bahuan promete voltar para a amada. Quando ela descobre estar grávida dele, aceita se casar com Raj temendo que fosse expulsa de casa e seu filho morto.

2º lugar - Avenida Brasil (38.71 pontos)

Um dos maiores sucessos da Globo, que também conseguiu forte repercursão internacional, foi "Avenida Brasil". A novela conta a história de uma jovem que, desde os 11 anos, planeja um acerto de contas com a madrasta. Rita, órfã de mãe, era criada, com muito amor, pelo pai Genésio. Tudo muda quando ele se casa com Carmen Lúcia, a Carminha, uma mulher ambiciosa e dissimulada.

1º lugar - Fina Estampa (39.04 pontos)

A trama conta a história da açoriana Griselda. De família muito pobre, ela veio para o Brasil aos cinco anos. Aos catorze, se casou e, aos quinze anos, foi mãe. Sozinha, criou os três filhos: Joaquim José, o "Quinzé", José Antenor e Maria Amália. Já adulta, trabalhando como mecânica, começa a realizar serviços na casa de René, um chef de cozinha casado com a madame Tereza Cristina. Toda a trama gira em torno da intriga da ricassa com Griselda.

Famosos e Celebridades
Publicidade
Publicidade