'Três Graças': Conheça trama e personagens da nova novela das nove
Novela de Aguinaldo Silva substitui 'Vale Tudo'; conheça história
Estreia nesta segunda-feira, 20, Três Graças, nova novela das 21h da Rede Globo. A atração criada e escrita por Aguinaldo Silva, Virgílio Silva e Zé Dassilva substitui Vale Tudo na programação, tem direção artística de Luiz Henrique Rios e traz como protagonista Sophie Charlotte, com Dira Paes e Alana Cabral.
A trama da novela, que promete debates sobre injustiça e maternidade, gira em torno de duas perguntas: "Quanto vale a vida? Até onde ir para reparar uma injustiça que atinge milhares de pessoas doentes?"
Na história, Gerluce (Sophie) integra uma família de mães solo. Ela é filha de Lígia (Paes) e abdicou de seu sonho de estudar para se dedicar à criação da filha, Joelly (Cabral). Mas quando a adolescente aparece grávida, sua mãe fará de tudo para que ela não desista dos próprios desejos.
A novela é ambientada em São Paulo, e promete abordar assuntos contemporâneos, em uma abordagem tragicômica.
Confira detalhes da trama e dos personagens de Três Graças
As três Graças
A família de origem humilde tem sobrenome Maria das Graças. Gerluce, sua mãe Lígia e a filha, Joelly, dividem o mesmo destino: a gravidez solo na adolescência. Lígia criou a filha sem o apoio de Joaquim (Marcos Palmeira), sujeito solitário que nunca assumiu a paternidade.
Gerluce, ainda nova, foi seduzida por Jorginho (Juliano Cazarré), antigo chefe de uma facção criminosa da comunidade da Chacrinha. Engravidou enquanto o pai da menina segue preso.
Agora, a filha adolescente chega aos 15 anos e vive o mesmo destino da mãe e da avó. Seu bebê é fruto do romance com Raul (Paulo Mendes), rapaz rico que passou a frequentar a Chacrinha em busca de drogas e que acaba perseguido pelos traficantes por dívidas.
A 'dona cobra'
Gerluce trabalha na Aclimação, região central de São Paulo, e precisa pegar dois ônibus para chegar à casa da patroa, Arminda (Grazi Massafera), madame que acha que todos devem servi-la e se irrita com atrasos. A única pessoa da casa por quem Gerluce tem apreço é Josefa (Arlete Salles), uma senhora espirituosa que sofre lapsos de memória, de quem é cuidadora. Arminda é mãe de Raul, fruto do casamento com Rogério, um homem que sumiu de forma misteriosa.
Trabalhando nesta casa, Gerluce encontra uma sacola com maços de dinheiro, e passa a refletir sobre injustiça e má-distribuição de renda entre os ricos com tanto dinheiro e os pobres que passam necessidade à sua volta.
A família Ferrette
Arminda é amante de Santiago Ferrette (Murilo Benício), um falso benfeitor que está por trás de um esquema criminoso de falsificação de remédios, de onde vem o dinheiro das sacolas encontradas por Gerluce.
Apesar disso, o homem é considerado respeitoso e acima de qualquer suspeita, e admirado pela esposa, Zenilda (Andreia Horta) e pelos filhos, Leonardo (Pedro Novaes) e Lorena (Alanis Guillen). Ele mantém até mesmo uma fundação e é considerado referência do assistencialismo
A única pessoa na família que desconfia de Ferette é Lorena, que acredita que o pai tem uma ambição desmedida e se incomoda com a posição de passividade que a mãe ocupa na relação. "Lorena não tem medo de ousar nem de lutar pelo que acredita. É uma 'contracorrente' entre os pais e o irmão. Tem muito amor e diversão entre eles, mas ela questiona algumas ideias e comportamentos, assim como a ela mesma também, já que cresceu nessa estrutura", analisa Alanis Guillen, em comunicado à imprensa.
Os remédios falsificados do esquema de Ferrette e Arminda afetam sobretudo os moradores da Chacrinha. Lígia, que sofre de uma doença pulmonar grave, acaba tendo sua saúde piorada, gerando a desconfiança do médico voluntário José Maria (Túlio Starling). Misael (Belo), Xênica (Carla Marins) e Viviane (Gabriela Loran) também passam a desconfiar que há algo errado.