Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Tremembé': Por que local é chamado de 'presídio dos famosos'?

Presídio localizado no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, recebeu apelido por receber criminosos notórios na imprensa

3 nov 2025 - 18h03
Compartilhar
Exibir comentários

Tema da nova série brasileira do Prime Video, o Complexo Penitenciário de Tremembé recebeu o apelido de "presídio dos famosos". Afinal, tornou-se casa de alguns criminosos que chocaram o Brasil e estamparam as páginas policiais de veículos jornalísticos, de Suzane von Richthofen a Robinho.

Mas a realidade do complexo é mais ampla do que isso. Localizada a 172 quilômetros da capital paulista, Tremembé abriga cinco unidades prisionais, sendo três masculinas e duas femininas. Destas, a mais famosa, e dona do apelido, é a P2 masculina.

A Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado, também conhecida como P2 de Tremembé, foi construída em 1948, mas começou a receber os chamados "presos especiais" em 2002. São presos que costumam sofrer rejeição da própria população carcerária comum, por terem cometido crimes brutais, ou por correrem risco de vida por suas profissões anteriores.

"O maior perfil de Tremembé é ser um lugar que concentra pessoas que cometeram crimes brutais contra a vida de pessoas da própria família", contou ao Estadão o autor Ullisses Campbell, em entrevista concedida em setembro. "Essas pessoas cometeram atos tão brutais que elas não sobreviveriam em uma penitenciária comum."

Além de Suzane, Matsunaga e dos irmãos Cravinhos, Tremembé também já recebeu o casal Nardoni, o ex-médico Roger Abdelmassih, Lindemberg Alves, Gil Rugai e outros. Algumas defesas costumam pedir a transferência para Tremembé para garantir a segurança dos presos. Ronnie Lessa, assassino de Marielle Franco, está na P1, unidade de segurança máxima.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade