Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Rafaela Mandelli comemora papel na minissérie 'Sansão e Dalila'

5 dez 2010 - 08h16
Compartilhar
Arcângela Mota

Rafaela Mandelli tem sofrido por antecipação. Essa é a primeira coisa que a atriz faz questão de dizer antes de descrever a filisteia Ieda, sua personagem na minissérie bíblica Sansão e Dalila, que vai ao ar dia 3 de janeiro, na Record. O sofrimento, no entanto, não diz respeito a qualquer dificuldade na composição do papel. Na pele da primeira mulher de Sansão, Rafaela garante fazer o trabalho mais denso de sua carreira na TV, iniciada em 2001, quando interpretou a protagonista Nanda da novela adolescente Malhação. Agora, prestes a encerrar as gravações da minissérie, ela já começa a ficar nostálgica. "É a primeira vez, em televisão, que consigo pegar uma personagem que começa de um jeito e vai mudando completamente. A Ieda me permitiu exercitar um lado mais dramático e vou sofrer muito quando acabar", derreteu-se.

A minissérie, escrita por Gustavo Reiz e dirigida por João Camargo, conta, em 16 episódios, a saga do guerreiro Sansão, vivido por Fernando Pavão, um hebreu de força sobre-humana que luta para libertar o povo de Israel do domínio filisteu. Após sofrer ameaças do soldado Faruk, vilão da história interpretado por Miguel Thiré, Ieda é a primeira a trair Sansão, revelando aos filisteus o grande segredo do marido. "Ela começa feliz e apaixonada, mas, com o tempo, vira uma mulher sofrida. A Ieda foi o primeiro grande amor do Sansão, mas o povo dela nunca aceitou o casamento dos dois", explicou a atriz.

Para dar vida a uma mulher que viveu há presumíveis mil anos antes de Cristo, a principal preparação de Rafaela foi em workshops realizados na emissora meses antes do início das gravações. Em uma rotina intensa que começava diariamente às nove da manhã e terminava às seis da tarde, ela se aprofundou na história, se familiarizou com as roupas e o cabelo, e teve contato com as ferramentas da época. "Aprendemos até a fazer pão. Depois, quando recebemos o texto para gravar, já estávamos em uma sintonia bem grande. Nunca tive uma preparação tão forte e intensa", comparou a atriz, que teve de colocar um longo megahair e escurecer o cabelo para viver a personagem. "A sorte é que ele não foi aplicado no verão, senão seria mais complicado. Também tenho de escurecer o tom da minha pele com maquiagem, já que eles ficavam muito tempo no sol", explicou.

Há um ano e meio sem atuar na TV, tempo que passou se dedicando ao cinema e cuidando da filha Catarina, de cinco anos de idade, Rafaela conta que já estava com saudades dos estúdios. E se mostra disposta a dedicar mais tempo à televisão. "Esse intervalo foi bom porque pude ficar mais com a minha filha e voltar a estudar. Mas agora, com a Ieda, voltei com pique total", empolgou-se a atriz, que em sua última novela viveu a universitária Regina Mayer de Os Mutantes - Caminhos do Coração, também da Record.

No ano que vem, além de atuar em Sansão e Dalila, Rafaela também poderá ser vista em outro trabalho de época, só que nos cinemas. No filme Reis e Ratos, dirigido por Mauro Lima, a atriz interpreta uma cantora de boate dos anos 60, que seduz o presidente Jango para prejudicá-lo em uma conspiração política. "É uma personagem difícil e tive o maior cuidado para vivê-la. Estou tomando gosto pelo cinema", confessou a atriz, empolgada com a boa fase de sua carreira. "Topei muita coisa na minha vida quando ainda não tinha maturidade profissional. Acreditava que iriam ser boas para mim e acabaram não sendo tanto. Hoje eu já consigo bancar isso", assegurou.

Rafaela Mandelli vive a primeira mulher de Sansão na minissérie 'Sansão e Dalila'
Rafaela Mandelli vive a primeira mulher de Sansão na minissérie 'Sansão e Dalila'
Foto: Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias / TV Press
Fonte: TV Press
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra