Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Público gosta de vilões em novela; já no BBB, prefere heróis

Eliminação da jogadora Patrícia e triunfo da boa moça Gleici ressaltam maniqueísmo do brasileiro

14 mar 2018 - 14h20
Compartilhar
Exibir comentários

E lá se foi Patrícia, eleita a maior peçonhenta do ‘Big Brother Brasil 18’. Acabou eliminada com 94 % dos votos, um dos maiores índices de rejeição desde a estreia do reality show no Brasil, em 2002.

Patrícia, a mais odiada do ‘BBB18’: o telespectador rejeita quem joga abertamente
Patrícia, a mais odiada do ‘BBB18’: o telespectador rejeita quem joga abertamente
Foto: Paulo Belote/TV Globo / Sala de TV

Saiu da casa com fama de bruxa má, enquanto sua inimiga Gleci assumiu ares de princesa de conto de fadas.

No reality show, o participante assumidamente estrategista e manipulador passa a ser interpretado pelo público como um vilão a ser combatido – e eliminado com algum grau de humilhação.

Ainda que o programa seja uma disputa com objetivo financeiro, quem se mostra jogador dificilmente tem chance de chegar na final.

Os telespectadores preferem premiar outros perfis: o ingênuo (Kleber Bambam, ‘BBB1’), o simplório (Fael Cordeiro, ‘BBB12’), o injustiçado (Jean Wyllys, ‘BBB5’), o carente (Cézar Lima, ‘BBB15’), a romântica (Fernanda Keulla, ‘BBB13’), o macho alpha (Diego Alemão, ‘BBB7’), a necessitada (Mara Viana, ‘BBB6’) e por aí vai...

As exceções foram Marcelo Dourado, do ‘BBB10’, e Emily Araújo, do ‘BBB17’. Eles dividiram o público: vilões para alguns, vítimas para outros.

Dourado teria sido alvo de preconceito dentro da casa por seu estilo ‘bad boy’, e Emily protagonizou aquele escândalo de suposta agressão que resultou na eliminação de Marcos Harter.

Na maior parte das edições, o ‘Big Brother Brasil’ foi vencido por alguém que era o alvo, e não o atirador. Participantes capazes de despertar a compaixão de quem acompanha o reality show.

Já os participantes esquemáticos, com a cabeça focada na eliminação de oponentes e no dinheiro, tais como Adriano (‘BBB1’), Jean Massumi (‘BBB3’), Alberto (‘BBB7’) e Tessália (‘BBB10’), despertaram repulsa e ódio.

Patrícia agora se junta a esse grupo de ex-‘BBBs’ renegados pelo comportamento competitivo e individualista. ‘Gamers’ eliminados justamente por serem bons jogadores.

Conclui-se que a paixão do brasileiro por vilões de novela – figuras como Odete Roitman de ‘Vale Tudo’, Nazaré de ‘Senhora do Destino’ e Carminha de ‘Avenida Brasil’ são mais adoradas do que suas próprias ‘vítimas’ – não se estende aos antagonistas de reality shows.

A gente adora punir quem se mostra muito esperto e agraciar aqueles que representam heroicamente as dores do mundo.

Veja também

Alok encontra ex-BBB Lucas em academia e zoa apelido: 'O DJ do momento':
Sala de TV Blog Sala de TV -  Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog e a obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias são de total responsabilidade do colunista que o assina. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade