PUBLICIDADE

Polêmica sobre TDI no ‘Fantástico’ lembra mulher com 3 personalidades em novela

Gloria Menezes e Letícia Sabatella deram vida à complexa personagem nas duas versões de ‘Irmãos Coragem’

31 ago 2023 - 12h34
(atualizado às 12h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Um dos assuntos mais debatidos nas redes sociais nos últimos dias foi a matéria do ‘Fantástico’ sobre TDI, o Transtorno Dissociativo de Identidade. A doença mental faz a pessoa se desdobrar em outras identidades. 

Foram entrevistadas Giovanna Blasi, que diz ter 18 personalidades e se autodenomina Sistema Resiliência, e Patrícia Fagundes da Silva, com alegadas 28 personalidades e chamada de Sistema República. 

Ambas viraram alvo de críticas, questionamentos e ironias nas redes sociais por quem interpretou as mudanças de comportamento delas ao longo da reportagem como atuação, fingimento ou até possessão espiritual. 

Uma informação é inquestionável: o TDI existe. Segundo a matéria, o transtorno foi classificado em 1791. Já inspirou vários roteiros de filmes. Foram citados ‘As Três Faces de Eva’, ‘Sybil’ e ‘Fragmentado’. 

A Globo esqueceu de mencionar uma produção própria que abordou a questão. Em 1970, a novela ‘Irmãos Coragem’, um dos maiores clássicos do gênero, mostrou o drama da professora Lara, que se transformava na sensual Diana e também na equilibrada Márcia. 

O papel triplo foi interpretado por Gloria Menezes. Houve um remake em 1995, com Letícia Sabatella vivendo as três personalidades. 

Na trama, após muitas dúvidas e confusões, um psiquiatra diagnostica uma lesão no cérebro de Lara, provocada por uma queda na infância e também um trauma associado à morte de uma prima. De maneira simplista, uma cirurgia ‘corrige’ o problema e ela termina a novela livre das personalidades de Diana e Márcia. 

Há uma pressão nas redes sociais para que o ‘Fantástico’ retome a discussão sobre o TDI, ainda que o conteúdo exibido tenha sido esclarecedor, com o depoimento de respeitados especialistas em saúde mental.  

A repórter Ana Carolina Raimundi se antecipou aos previsíveis ataques. “A gente sabe que muita gente vai duvidar do transtorno, dizer que é tudo invenção. Mas é preciso deixar claro aqui, que se uma pessoa diz ter uma doença mental, seja ela qual for, não cabe ao outro questionar. Isso é um assunto para os profissionais de saúde que atendem essa pessoa. Provavelmente, ela está em sofrimento e precisa ser acolhida, e não maltratada”, disse no fim da matéria.

Giovanna Blasi e Patrícia Fagundes da Silva, mostradas no 'Fantástico'; ao fundo, Lara, Márcia e Diana em 'Irmãos Coragem'
Giovanna Blasi e Patrícia Fagundes da Silva, mostradas no 'Fantástico'; ao fundo, Lara, Márcia e Diana em 'Irmãos Coragem'
Foto: Fotomontagem: Blog Sala de TV
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade