PUBLICIDADE

Polêmica! Novela de 1993 que aborda morte velada de personagem por Aids ganha nova chance na Globo

Novela com João Vitti fez sucesso, mas foi motivo de polêmica já nas primeiras semanas. Saiba o que aconteceu!

28 mar 2024 - 20h51
Compartilhar
Exibir comentários
A novela 'Despedida de Solteiro' tem quatro amigos que são presos injustamente: João Marcos (Felipe Camargo), Pedro (Paulo Gorgulho), Pasqual (Eduardo Galvão) e Xampu (João Vitti).
A novela 'Despedida de Solteiro' tem quatro amigos que são presos injustamente: João Marcos (Felipe Camargo), Pedro (Paulo Gorgulho), Pasqual (Eduardo Galvão) e Xampu (João Vitti).
Foto: Reprodução, TV Globo / Purepeople

A novela 'Despedida de Solteiro' finalmente chega ao catálogo do Globoplay. Prevista para estrear a partir do dia 22 de abril pelo Projeto Resgate, a trama abordou de forma velada um assunto bastante delicado: a morte do personagem por Aids.

A história do horário das seis gira em torno de quatro amigos: João Marcos (Felipe Camargo ), Pedro (Paulo Gorgulho), Pasqual (Eduardo Galvão) e Xampu (João Vitti). Na trama, o personagem de Felipe Camargo está prestes a se casar com Lenita (Tássia Camargo), mas durante sua despedida de solteiro, uma moça chamada Salete (Gabriela Alves) aparece morta e ele é preso ao lado de seus amigos.

Na novela que antecedeu 'Mulheres de Areia ' em 1993, que acabou de ser reprisada no 'Faixa Especial da Globo', João Vitti, pai de Rafael Vitti , dava vida ao personagem Xampu, que contrairia HIV na cadeia, mas o desfecho do personagem foi alterado para não prejudicar a população.

Morte de Aids foi abolida da novela

"O Xampu morreu de Aids, mas isso nunca ficou claro na trama. Não sei se foi alguma questão interna ou se foi porque era uma novela das seis, mas ele morreu porque na época a proposta do autor era abordar a questão da Aids de forma discreta", relembrou o ator em entrevista ao Gshow, em 2019.

"Não existia uma atenção a isso, então acredito que a proposta do Walther Negrão era jogar luz sobre essa questão prisional que estava acontecendo", comentou. "A novela foi em 1992, a Aids começou a pipocar em 1985, e em 1990 estavam morrendo pessoas, eu perdi ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Novela 'Renascer': Qual é a estratégia de Enrique Diaz para criar o maldoso Firmino, personagem inédito da nova trama da Globo?

Nova estrela da Globo! Conheça Theresa Fonseca, atriz que ganhou papel de Mariana na novela 'Renascer'

'Fuzuê': Globo faz nova alteração em novela e coloca Ana Lúcia Torre em papel que pode abalar rumo de personagem

Globo dá nova chance a novelas com Isis Valverde e Sophie Charlotte que não bombaram em audiência. Saiba onde assistir!

Reconhece? Ex-ator da Globo muda o corpo aos 45 anos e ganha novo estilo de vida: 'Reposição hormonal'

Purepeople
Compartilhar
Publicidade
Publicidade