O'Brien afirma que não apresentará o 'Tonight Show' depois de Leno
A NBC pode controlar sua programação, mas aparentemente não controla Conan O'Brien. Menos de uma semana depois de ser informado pela rede de que esta pretendia transferir seu Tonight Show a um novo horário, o apresentador declarou que não aceitaria o que vê como um retrocesso para um programa de prestígio e não apresentaria o programa a partir da 0h05, uma mudança de horário que a NBC pretende adotar para expandir o horário do programa de Jay Leno, o mais recente predecessor de O'Brien no Tonight Show.
A declaração de O'Brien, divulgada na terça-feira, afirma que ele respeita tanto o Tonight Show, como instituição, que "honestamente não posso participar do que vejo como sua destruição".
O'Brien deliberadamente não se demitiu ou anunciou que não se apresentaria para o trabalho. Mas um executivo da rede, que pediu que seu nome não fosse mencionado devido às negociações em curso, afirmou que O'Brien deixaria o posto assim que um acerto financeiro fosse definido.
Pelos padrões de Hollywood, a carta de O'Brien representa um gesto extraordinário usar um serviço de relações públicas para expressar abertamente sua ira diante de uma empresa que lhe paga dezenas de milhões de dólares, e antes mesmo de chegar a um acordo com ela. O episódio mais próximo, na história da televisão, pode ser o dia em que Jack Paar abandonou o Tonight Show em pleno programa, devido a desacordos com a rede quanto a patrocínios.
Paar retornou ao programa depois de um mês, em 1960, mas pouca gente imagina uma reconciliação entre O'Brien e a rede. Executivos da NBC continuavam a negociar um acordo financeiro, na terça-feira, se bem alguns deles indicassem que começa a crescer a impaciência quanto aos esforços de O'Brien para culpar a empresa pela confusão no horário noturno.
O apresentador, que viu sua breve passagem no comando do Tonight Show chegar ao fim quanto a NBC decidiu reconduzir Leno ao horário das 23h35, vem demonstrando irritação cada vez maior nos últimos dias ante o tratamento que diz ter recebido dos dirigentes da rede.
Um representante de O'Brien declarou na terça-feira que, um dia antes, a situação havia chegado a um ponto que o havia convencido a "virar a noite escrevendo o comunicado".
O comunicado também critica a NBC por não dar mais tempo ao programa, ou por não gerar interesse de audiência no horário que conduz ao Tonight Show (o que pode ser uma indireta contra Leno, que não está se saindo bem no horário das 22h). Embora se referisse a Johnny Carson, David Letterman e Jimmy Fallon nominalmente, em seu texto, O'Brien só mencionou Leno pelo nome de seu programa.
"Depois de apenas sete meses", afirmou O'Brien, "e com o meu Tonight Show ainda engatinhando, a NBC decidiu reagir às suas terríveis dificuldades no horário nobre por meio de uma mudança de sua bem estabelecida programação noturna".
O'Brien apresentou o programa na noite de terça-feira, depois de um dia de negociações descritas por um participante como intensas. Mas ele não tentou esconder suas críticas à rede durante o programa.
"Bem-vindos à NBC ¿onde o novo slogan é 'agora não ferramos só o horário nobre'", ele afirmou.
Ele também demonstrou autoironia em suas brincadeiras, ao declarar: "Alô, meu nome é Conan O'Brien e em breve posso estar disponível para animar festinhas infantis".
Ainda que tenham surgido boatos de que a NBC pode estar fechando contrato com apresentadores convidados, a rede descartou a ideia ¿e essa decisão poderia ter implicações legais, já que seria possível interpretá-la como uma demissão de O'Brien, o que resultaria em multa rescisória mais alta para ele.
Jeff Gaspin, presidente do conselho da NBC Entertainment, o executivo responsável por mencionar publicamente a mudança nos horários da programação noturna, uma semana atrás, disse que sua motivação havia sido reter os dois astros, e não afastar O'Brien . Mas outros executivos indicaram, em foro privado, que ficariam felizes com uma nova programação nourna que reconduzisse Leno ao Tonight Show, às 23h35, dando o Late Night, a partir as 0h35, a Jimmy Fallon.
E esses executivos aparentemente vão conseguir o que desejam. Mas restarão dúvidas sobre a capacidade de Leno para retomar a liderança que mantinha no horário das 23h35, diante do programa de Letterman na rede CBS, especialmente depois de seu mau desempenho às 22h e das controvérsias sobre a decisão da NBC.
"É preciso discutir se a reputação de Jay não sofreu com tudo isso", disse um antigo executivo de programação da NBC, que pediu que seu nome não fosse revelado porque fez críticas à rede. "Mas caso eles devolvam o Tonight Show a ele, as coisas talvez se acertem, com o tempo. No entanto, parece muito injusto para com Conan".
A divulgação do comunicado de O'Brien complicou ainda mais uma situação de programação e jurídica já confusa. Executivos da NBC vinham se queixando discretamente há quase um mês de que O'Brien era responsável pela queda na audiência do show, porque não havia conquistado um novo público, mantendo apenas os telespectadores que tinha como apresentador do Late Night, à 0h35.
A NBC deixou claro que não acredita ter violado o contrato de O'Brien, porque lhe ofereceu a chance de continuar no Tonight Show. E os executivos da rede fizeram questão de afirmar que o contrato com o apresentador não dispõe que o programa deva ser exibido às 23h35.O argumento de O'Brien e seu pessoal é que o horário não precisava ser estipulado, porque há 60 anos o Tonight Show começa logo depois do telejornal noturno, em todos os Estados Unidos.
Há muito dinheiro em jogo. O'Brien ainda tem a cumprir 30 meses de um contrato que lhe paga entre US$ 10 milhões e US$ 20 milhões anuais. O apresentador expressou no comunicado a esperança de que a questão possa ser resolvida e que "meu pessoal, a equipe do programa e eu continuemos a produzir um programa do qual nos orgulhemos, e para uma empresa que valoriza nosso trabalho". Mas ainda que a rede Fox tenha expressado interesse em uma possível contratação de O'Brien, em declarações feitas esta semana, o apresentador afirmou que "no momento não tenho outra proposta, e honestamente não sei o que virá depois". Também haveria questões sobre o seu potencial depois do fiasco do Tonight Show nos últimos meses. Os defensores de O'Brien dizem que ele não teve uma oportunidade justa, porque os índices de audiência já vinham baixos no horário inicial do programa. E foi, de fato, uma queda na audiência dos telejornais locais que precedem o Tonight Show que fez a NBC decidir remover Leno das 22h e devolvê-lo ao horário das 23h35.
O futuro de O'Brien também pode se complicar pela forma do acordo com que seu contrato será cancelado. Mesmo que a NBC negocie sua saída, pode impor a aplicação de um cláusula que o deixaria fora do ar por um ano ou mais.