Quem é o autor com a missão de salvar a Globo no Ibope mais uma vez
Fracasso de 'Travessia' aumenta a responsabilidade sobre o criador da próxima novela das 21h
'Travessia' chega ao capítulo 50 em baixa no Ibope. A média é de 23,5 pontos. No mesmo período, a antecessora 'Pantanal' tinha 4 pontos a mais e sinalizava crescimento gradual no ranking.
Sob críticas da imprensa e de parte relevante dos noveleiros, a autora Gloria Perez parece não ter recursos dramatúrgicos para reverter a crise. As histórias não levam a lugar algum e falta carisma aos personagens.
A direção da Globo ainda não jogou a toalha, mas já direciona as fichas à próxima produção das 9, 'Terra Vermelha', prevista para estrear em abril ou maio.
Caberá a Walcyr Carrasco elevar o índice do principal horário de teledramaturgia da Globo e faixa tradicionalmente que atrai mais gente diante da TV.
A nova trama é inspirada nas memórias da infância do escritor no interior paulista. Pelo pouco revelado, trata-se de uma saga ligada à agricultura, com disputas amorosas e o protagonismo de uma mulher negra.
Não é a primeira vez que Walcyr recebe a missão de recuperar a audiência derrubada por uma novela conturbada de Gloria Perez.
Em 2013, a estreia dele às 21h, 'Amor à Vida' (média geral de 35,5), conseguiu reverter parte da perda gerada por 'Salve Jorge' (33,9) após o fenômeno 'Avenida Brasil' (38,7).
Quatro anos depois, Carrasco novamente conseguiu aumentar a audiência ao suceder a Gloria Perez às 21h.
Seu novelão 'O Outro Lado do Paraíso' (média de 38,2 pontos) melhorou o resultado deixado pela bem-sucedida 'A Força do Querer' (35,6).
Em 2019, a cúpula da Globo depositou total confiança no poder de superação de Walcyr para salvar sua faixa mais nobre depois da rejeitada 'O Sétimo Guardião', de Aguinaldo Silva.
Mais uma vez, o autor não decepcionou. Com 'A Dona do Pedaço', pegou o horário com média geral de 28,8 pontos e entregou com 36. Um surpreendente crescimento de 25% de público.
Com merecida fama de 'bom de Ibope', Walcyr Carrasco recuperou também a audiência nas faixas das 18h e 19h algumas vezes.
O brasileiro gosta de suas novelas com dramas escrachados e humor popular. Servem ao escapismo que o cidadão busca diante da TV ao fugir da realidade deprimente.
'Terra Vermelha' terá o desafio de conduzir o horário das 9 da noite novamente ao patamar estipulado pela Globo: 30 pontos.
Este índice representa 6,1 milhões de telespectadores na Grande São Paulo. O mercado publicitário se baseia na audiência aferida nessa região para definir o destino das milionárias verbas dos anunciantes.