Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Novela mais longa da Machete falhou em atingir sucesso há 28 anos

Apesar de ser esticada e se tornar uma trama longa, novela da Machete não se consolidou na audiência e falhou ao entregar bons números para a emissora

12 ago 2025 - 07h33
Compartilhar
Exibir comentários
Mandacaru: novela da Manchete falhou ao se tornar sucesso
Mandacaru: novela da Manchete falhou ao se tornar sucesso
Foto: Reprodução/Divulgação / Contigo

Há 28 anos, a trama mais longa da extinta Manchete estreava: Mandacaru foi esticada para não prejudicar a sua sucessora devido à Copa do Mundo da França. Se tornando a obra que substituiu Xica da Silva, a novela não conquistou a audiência e sofreu para tentar entregar bons resultados.

A trama de Carlos Alberto Ratton se passava no sertão, com o próprio nome da novela derivado de uma flor que cresce pela região. Nilson Xavier, do Teledramaturgia, aponta que a atração é vista como confusa e que tentou trazer parte do elenco da trama anterior para atingir sucesso, o que não aconteceu, tendo personagens e participações especiais cortados. O Ibope, segundo o jornalista, era estável em 7 pontos, mas Walter Avancini, o diretor geral, achava pouco - desejando média de 15 pontos.

Foi longa!

Mandacaru sofreu com a baixa audiência somado a crise que a TV Manchete sofria. Mesmo assim, no ranking geral do Brasil, a trama ocupa o décimo quinto lugar das novelas mais longas e, da rede de televisão, foi a mais extensa. Ao todo, 259 capítulos foram ao ar entre 12 de agosto de 1997 até 8 de agosto de 1998, quase fazendo aniversário.

O motivo de ser esticada era que a época era contrastante com a Copa do Mundo de 1998. Para não prejudicar a estreia de Brida,outro fracasso retumbante da emissora, a Manchete estendeu a obra. Xavier relembra que a justificativa dramatúrgica encontrada para isto foi dar lugar a uma nova história, onde Zebedeu (Bemvindo Sequeira) foi o protagonista.

Tristeza

Zeno Wilde, coautor da novela, morreu quatro meses depois da novela finalizar sua primeira exibição. Ele foi vítima de câncer no pulmão. Em 2006, a novela ganhou uma reprise na Band.

SIGA A CONTIGO! NAS REDES SOCIAIS E FIQUE POR DENTRO DO MUNDO DOS FAMOSOS:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por CONTIGO! (@tocontigo)

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade