Globo juntou dez ex-chacretes para cena de novela há 17 anos
Personagem de trama da Globo roubou a cena e teve participação no Caldeirão do Huck em cena que uniu dez ex-chacretes
Em 18 de fevereiro de 2008, há 17 anos, a Globo estreava Beleza Pura como sua nova novela das sete. Escrita por Andréa Maltarolli, a trama foi o primeiro e último trabalho da autora, que morreu um ano após a finalização do folhetim na emissora. Com uma média baixa para o horário, a novela até juntou dez ex-chacretes para cena com uma das personagens mais populares do enredo, Rakelli (Ísis Valverde).
Personagem carismática
Apesar da audiência abaixo do esperado, a novela reservou momentos inesquecíveis para o público, incluindo a participação de dez ex-chacretes em uma sequência especial com Rakelli, uma das personagens mais queridas da história.
A atriz Ísis Valverde brilhou ao dar vida à personagem, uma jovem sonhadora, ingênua e divertida, que conquistou o público com seu jeito atrapalhado e sua personalidade vibrante. Segundo o jornalista Nilson Xavier, do Teledramaturgia, seu choro peculiar — comparado a uma sirene — virou marca registrada.
O visual da personagem foi inspirado em mangás japoneses e também em figuras icônicas da teledramaturgia, como Babalu (Letícia Spiller) de Quatro por Quatro (1994) e Darlene (Deborah Secco) de Celebridade (2003).
Xavier destaca que Rakelli lançou tendência com suas minissaias, acessórios extravagantes e esmaltes coloridos, além das sandálias de salto alto que caíram no gosto popular.
Encontro no Caldeirão do Huck
Um dos momentos mais marcantes de Beleza Pura foi a participação de Rakelli no Caldeirão do Huck. Para essa cena especial, relembra o Teledramaturgia, a novela reuniu dez ex-chacretes, revivendo a era de ouro do Cassino do Chacrinha.
Entre as convidadas estavam Rita Cadillac, Marlene Morbeck, Índia Poti, Edilma Campos, Lúcia Apache, Regina Polivalente, Sandra Toda Pura, Cleópatra, Cléo Toda Pura e Cris Saint-Tropez. O encontro resgatou a memória afetiva do público e serviu como uma homenagem à cultura popular, relembrando o brilho e a energia das dançarinas que marcaram época ao lado de Chacrinha.
Estreias e despedidas
Além de ser a primeira novela solo de Andréa Maltarolli, que já havia colaborado em sete temporadas de Malhação entre 1995 e 2002, Beleza Pura também marcou a estreia de talentos como Rafael Cardoso, Paulo Vilela, Letícia Isnard e Polliana Aleixo (que na época tinha apenas 12 anos). Foi ainda o primeiro trabalho na Globo do ator Rodrigo Lopez.
Apesar da trama envolvente e do elenco talentoso, Beleza Pura registrou uma média geral de 28 pontos no Ibope da Grande São Paulo, um número modesto para o horário. Mesmo assim, a trama é lembrada por personagens e momentos icônicos.