Ana Paula Tabalipa apanha pra valer em 'Ribeirão do Tempo'
- Arcângela Mota
Ribeirão do Tempo é uma novela cheia de mistérios. E muitos deles dizem respeito à personalidade dúbia dos habitantes da fictícia cidade de interior que dá nome ao folhetim da Record. Enquanto vários personagens ainda não têm um perfil muito bem delineado na história, outros começam a mostrar uma nova faceta na trama de Marcílio Moraes. É o caso da despojada Iara, de Ana Paula Tabalipa, e do perigoso Virgílio, de Raymundo de Souza, que, em cenas que vão ao ar a partir do dia 9, começam a se firmar como vilões. "Eles estão fazendo uma trama meio maquiavélica e se tornando grandes vilões. Há uma história forte que envolve os dois e, a partir daí, muita coisa acontecerá", analisou o diretor Daniel Ghivelder.
Nas cenas, gravadas na central de estúdios cariocas da Record, o Recnov, Iara flagra Virgílio tendo uma misteriosa conversa ao telefone no escritório da pousada de Tito, de Ângelo Paes Leme. Durante o diálogo, Virgílio marca um encontro com os cafajestes Nasinho, de Thelmo Fernandes, e Nicolau, de Heitor Martinez, início de uma parceria entre eles para tentar prejudicar Tito, o mocinho da trama. "É um momento em que o Virgílio está armando tudo de mal que vai fazer na pousada. A Iara também é cúmplice nessa história e vai ajudar a programar o bote", adiantou Raymundo. Mas, antes de fazer parte dessa história, Iara tem de lidar com o constante assédio de Virgílio, que vem chantageando a esportista após descobrir um segredo dela. "A Iara vai buscar uma carta na manga para tentar virar o jogo. Vejo que ela está tentando ser mais esperta do que o Virgílio e, no fundo, acho que ela é tão filha da mãe quanto ele", avaliou Ana Paula.
A intensidade das cenas de Virgílio e Iara é encarada com naturalidade e bom humor pelos atores. Em uma outra sequência, após cobrar satisfações de Virgílio a respeito de suas ligações misteriosas, Iara é agarrada pelo administrador, que começa a beijá-la e exige que ela vá ao quarto dele assim que terminar de fazer seu trabalho. A força com que Raymundo segura o braço de Ana Paula faz com que um estalo ecoe pelo estúdio. "Ai, já estou toda roxa", gritou a atriz, sorridente, após o término da primeira cena, seguida por um preocupado "Machucou?" de Raymundo. "A Ana Paula já está acostumada, coitada. Ela fale 'bate' e eu bato mesmo. É bom porque ela não é daquelas atrizes cheias de frescura", elogiou Raymundo, que conta com o consentimento da colega de elenco. "A gente pega de verdade e, quando chego em casa, vejo que estou toda roxa. Mas isso me ajuda muito. Assim não fica nada fake", avaliou Ana Paula.
A mudança de perfil de Iara, que antes era apenas uma tranquila funcionária da pousada de Tito, fica evidente na cena que os atores gravam logo em seguida. Decidida a descobrir o que Virgílio está tramando, ela vai ao quarto do administrador e tenta seduzi-lo. Após vasculhar os bolsos e as gavetas de Virgílio, ela acaba cedendo e transa com ele. "A Iara está começando a chegar ao nível de vilã. Ainda não é uma antagonista forte e encorpada, mas está caminhando um pouco para esse lado", explicou Ghivelder. Já Ana Paula não esconde a alegria com as mudanças de sua personagem. "Acho maravilhoso. De repente não fiquei sabendo disso antes justamente para poder mostrar um outro lado dela, mais bonzinho. Mas estou adorando", derreteu-se a atriz.
Ribeirão do Tempo - Record - Segunda a sábado, às 22h15.