'Junto e Misturado', novo seriado da Globo, usa situações do dia a dia para fazer graça
- Arcângela Mota
Acontecimentos cotidianos podem render boas piadas. Prova disso é a crescente popularização do stand-up comedy no Brasil nos últimos anos. Tendo como referência o humor ágil dos shows de comédia em pé, o seriado Junto e Misturado estreia dia 1º de outubro, na Globo, ocupando o lugar de Separação?!. Com um elenco formado por Bruno Mazzeo, Fábio Porchat, Gregório Duvivier, Fabiúla Nascimento, Débora Lamm e Renata Castro Barbosa, o programa tem como base as conversas de um grupo de seis amigos, que contam histórias, falam sobre experiências do dia a dia e imaginam situações absurdas baseadas em casos corriqueiros. Tudo intercalado com rápidas esquetes. "O stand-up serve de referência, só que de maneira ilustrada. Ficamos meses matutando um formato que tivesse alguma bossa e fosse a nossa cara. E, para funcionar, teria de ser uma coisa de galera", explicou Bruno Mazzeo, que também assina a redação final do programa, com direção de núcleo de Guel Arraes.
E a sintonia entre a galera que compõe o programa é nítida durante um dos dias de gravação no Projac. Entre brincadeiras e gargalhadas nos camarins, os atores, em sua maior parte amigos de longa data, lutam contra o tempo para se caracterizar. Tudo porque cada episódio do seriado conta com três blocos temáticos, que misturam cenas de conversa entre os amigos com esquetes em que eles vivem os mais variados personagens e situações ligados ao assunto. "São piadas rápidas o tempo todo. Se você rir muito de uma, pode perder a próxima", avisou Fábio Porchat, que, além de atuar, também é um dos redatores do programa, que terá uma média de quatro cenas por minuto. No total, são cerca de 800 personagens diferentes. "Aqui a gente não espera muito. Se ficar de bobeira, vem alguém e coloca uma barba em você", brincou o animado Fábio, sempre rodando pelos corredores e fazendo piadas.
Em um dos episódios do seriado, os amigos conversam sobre como a burocracia atrapalha a vida de qualquer pessoa. O assunto é ilustrado em uma esquete de 20 segundos que se passa em um cartório, onde Renata Castro Barbosa vive uma atendente com má vontade e Fábio é o super-herói Homem-Aranha, que não consegue abrir firma por não ter um documento em mãos. "Droga, papei mosca", reclamou o herói, arrancando risos de toda a equipe. Logo em seguida, Renata já troca de roupa para fazer um outro esquete sobre o tema, na qual o noivo dela surta na hora do casamento, ao ser informado pelo juiz de que precisa de um certificado de reservista para casar. "Somos transformados o dia inteiro. Nem dá tempo de pensar muito. Acho que é uma linguagem nova do humor, que é uma delícia", derreteu-se a atriz.
Criar tantos personagens diariamente é a tarefa mais trabalhosa do programa. Tanto para os atores quanto para a equipe de caracterização. "É um trabalho bastante inusitado. Como são muitas cenas por dia, temos de fazer uma coisa prática e bem bolada para ficar crível. É quase um milagre", suspirou a supervisora de caracterização, Simone Rosin. A experiência no teatro e nos shows de comédia em pé, no entanto, trazem a segurança e a agilidade necessária ao elenco. "É difícil fazer um trabalho industrial de maneira artesanal, dando nuances a todos esses personagens sem perder a piada. Mas essa é a nossa praia", vibrou Gregório Duvivier.
Junto e Misturado - Estreia dia 01, na Globo.