Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Juliana Paes se "joga" na cultura nordestina para papel em série

22 jan 2012 - 12h26
Compartilhar
Geraldo Bessa

Falante e cheia de simpatia, Juliana Paes confessa estar totalmente imersa na cultura nordestina. Para dar vida à impulsiva Janaína em A Justiceira de Olinda, primeiro episódio da série As Brasileiras, com previsão de estreia para o dia 2 de fevereiro, a atriz teve de caprichar no sotaque e pesquisar o cotidiano das mulheres pernambucanas. "Fazer o sotaque de forma convincente é uma das partes mais difíceis do processo. Pernambuco tem gírias e um jeito bem característico de falar. Em Olinda, especialmente, eles falam bem rápido. Mas acho que deu para enganar", comenta Juliana, natural de Rio Bonito, interior do Rio de Janeiro.

A nova série é derivada da repercussão obtida pela Globo com As Cariocas, de 2010. Em 22 episódios, a equipe de Daniel Filho, idealizador e diretor principal de ambas as séries, vai além dos bairros cariocas e viaja pelos estados do Brasil em histórias como A Inocente de Brasília, protagonizada por Cláudia Jimenez, e A Sexóloga de Floripa, com Leandra Leal como atriz principal. Juliana não esconde a empolgação de estar no projeto e vibra ao saber que seu episódio será o cartão de visitas da nova série. "O elenco é incrível. Queria ter participado de As Cariocas, mas estava grávida. Então, topei na hora quando o Daniel (Filho) me convidou para As Brasileiras. É tudo feito com muito carinho", elogia.

Logo que recebeu o roteiro, Juliana surpreendeu-se com o jeito desaforado e com a situação inusitada na qual a personagem se envolve. Na trama, Janaína é casada com Anderson, interpretado por Marcos Palmeira. Fogosa e cheia de amor para dar, ela começa a sentir certo distanciamento do marido e passa a desconfiar que ele esteja tendo um caso com outra. A dúvida chega ao ápice quando ela acha que Anderson está lhe traindo com uma de suas melhores amigas, Valquíria, papel de Leona Cavalli. "Nunca tinha feito uma personagem tão explosiva", afirma. "É uma mulher que não tem papas na língua. No momento em que acha que está sendo traída, ela faz a primeira besteira que vem à cabeça".

O fato de Juliana estar no episódio de estreia tem ligação direta com seu próximo trabalho na TV, a personagem-título de Gabriela Cravo e Canela, nova adaptação da obra de Jorge Amado, agora sob a batuta de Walcy Carrasco. Com formato mais curto, assim como em O Astro, a novela tem previsão de estreia para julho. A pedido da direção da emissora, a atriz terá de resguardar sua imagem nos próximos meses. "Vou ficar quietinha, apenas malhando, pegando sol e deixando o cabelo e a sobrancelha crescerem", descreve, aos risos. Nos bastidores do "remake", além da preparação natural, Juliana já começa a experimentar o figurino e a ter aulas de prosódia (estudo de ritmo e entonação da fala). Só que, agora, para achar o tom exato do sotaque da personagem baiana, eternizada por Sônia Braga. "São dois trabalhos seguidos com sotaque. Estou ficando 'expert'", brinca. "O sotaque baiano é aquela coisa mais malemolente, mais devagar".

Acostumada a interpretar mulheres sensuais, Juliana sabe da responsabilidade de dar vida à Gabriela e não se intimida com possíveis comparações que surgirão em relação à novela original. "A Sônia se tornou um símbolo de mulher brasileira. Gosto do trabalho dela e a respeito. Anormal seria não haver comparações. Estou feliz com a oportunidade". Depois de ler os principais livros de Jorge Amado, Juliana demonstra estar consciente da importância das figuras femininas no universo do autor. Por isso, a maior preocupação da atriz é interpretar bem a liberdade da personagem em relação à beleza e à sexualidade: "quero fazer uma Gabriela da qual Jorge Amado pudesse se orgulhar".

As Brasileiras (TV Globo) - Estreia prevista para o dia 2 de fevereiro, às 23 h.

Durante coletiva nesta quarta-feira (14), Juliana Paes aproveitou para falar sobre sua participação no remake da minissérie Gabriela, na qual será protagonista
Durante coletiva nesta quarta-feira (14), Juliana Paes aproveitou para falar sobre sua participação no remake da minissérie Gabriela, na qual será protagonista
Foto: Reinaldo Marques / Terra
Fonte: TV Press
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra