Inimiga da paz, Yoná é a vilã de reality show que a gente ama gostar e detestar
Em poucos dias, ela entregou o entretenimento que a maioria dos competidores não consegue em uma temporada inteira
Agente do caos, dona da confusão, inimiga do silêncio, rainha da falação. Estas expressões servem como luva para Yoná Sousa, a protagonista desta arrancada de ‘A Fazenda 17’.
Ela não tem freio nem filtro. Sente prazer em provocar e desestabilizar os rivais no reality show.
Quando é alvo do contra-ataque (já foi chamada de velha e feia), dobra a aposta e devolve a afronta com dose generosa de deboche.
Sua verborragia pode irritar, mas também diverte, assim como a recusa em seguir regras básicas de convivência. Ela quer causar, e os incomodados que se mudem — ou melhor, que batam o sino para desistir do programa.
O diretor Rodrigo Carelli se empenhou pessoalmente em trazer a advogada e pedagoga do Piauí para participar da competição em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo.
Acertou na escalação e mostra que estava correto ao afirmar que ‘A Fazenda’ não precisa de celebridades, e sim participantes com personalidade forte e vontade de vencer. Exatamente o que Yoná representa.
Quem a assistiu na 2ª temporada do ‘Ilhados com a Sogra’ (Netflix) sabia de seu potencial no reality rural da Record, porém, ela está ainda mais atuante. Bom para movimentar o jogo, mas a superexposição diária pode torná-la repetitiva e cansar o público.
Caso saiba administrar a situação, Yoná pode chegar longe, merecidamente.
Interessante ver uma mulher madura, nordestina, destemida e ousada (até levantou a blusa para mostrar os seios, como fazia Dercy Gonçalves) abalando a turma de jovens vaidosos na qual sobra arrogância e indisfarçável etarismo.
Inversão de papéis
Este início deliciosamente caótico de ‘A Fazenda 17’ surpreendeu por mudar a imagem de alguns participantes.
Dudu Camargo entrou semi-cancelado e com fama de antipático em razão do histórico de polêmicas. Logo reverteu a situação: agora possui numerosos fãs por movimentar a sede com fofocas e comentários cômicos.
Já Rayane, vista inicialmente como possível ‘musa do reality’, despertou o ranço em muitos telespectadores devido ao excesso de drama e à maneira hostil como trata Yoná, uma das favoritas do público. Existe torcida para que a empresária, namorada do cantor Belo, seja logo eliminada.