'Hermes e Renato' comemora 10 anos de sucesso na MTV
Joselito, Boça, Massacration, Também sou Hype, Sinha Boça e vários outros personagens são marcas registradas do humorístico Hermes e Renato, que acaba de completar dez anos na MTV Brasil.
Quem nunca chamou um amigo de Joselito porque o cara era sem-noção? Os óculos escuros e a camisa xadrez são marcas desse personagem, talvez o mais famoso do programa, que no Youtube chega a ter quadros com mais de um milhão de visitas.
Fausto Fanti, Marco Antônio Alves, Adriano Pereira, Bruno Sutter e Felipe Torres são os atores que deram início ao programa, que nasceu dentro do quadro Voz MTV, em 1999. A partir de então, a produção ganhou corpo baseada no humor negro, na sátira dos mais variados assuntos e no baixo custo - ou, pelo menos, na simulação de produção de baixo custo, uma vez que, segundo Fausto Fanti, o programa é um dos mais caros da emissora.
A idéia do programa nasceu há 18 anos durante uma brincadeira entre amigos em Petrópolis, no Rio de Janeiro. "Meu cunhado tinha uma câmera e gravava a molecada fazendo palhaçada. Essa foi a semente do Hermes e Renato. Depois eu comprei uma câmera e continuamos fazendo. Eu, meu irmão e o Adriano fazíamos sempre, depois, em 1996, o Felipe também entrou. Eu fui agregando o pessoal da rua, do colégio e as gravações sempre tinham essa mudança no elenco", diz Fanti.
Em 1998, Fanti convidou Marco Antônio Alves para conferir as gravações do grupo. Os dois já eram amigos desde a época da escola e Alves acabou entrando para o elenco e assumindo o papel de Hermes, ao lado de Fanti, o Renato.
O quadro que dá nome ao programa tira sarro das pornochanchadas dos anos 70. Os personagens são dois cafajestes que tentam se dar bem o tempo todo, mas sempre acabam enfrentando maus bocados.
Outro sucesso criado no programa foi a banda de Heavy Metal fictícia Massacration, que ficou tão famosa que ganhou vida fora das telas e chegou a abrir um show da banda Sepultura em 2005. O Massacration lançou um disco chamado Gates of Metal Fried Chicken of Death, com Bruno Sutter na pele de Detonador, o vocalista da banda. O segundo CD está praticamente finalizado e deve ser lançado no segundo semestre de 2009.
A partir de hoje, a MTV exibirá uma série de programas contendo o melhor da produção do grupo, além de drops inéditos nos intervalos da programação. Para o segundo semestre, o grupo já tem 12 programas inéditos programados e um filme deve ser rodado até 2011.