Glória Menezes sobre 'Louco Por Elas': "é o meu escape prazeroso"
- Larissa Moggi
Glória Menezes se destaca como Violeta, a avó nada discreta e bem-humorada de Louco por Elas. A partir do dia 30 de outubro, a série volta a ser exibida, e a personagem retoma com toques especiais de sua intérprete veterana. Com 78 anos de idade e 52 de carreira, a atriz não esconde o prazer ao falar do papel que o diretor da trama, João Falcão, escreveu especialmente para ela. "É o meu escape mais prazeroso. Eu interfiro completamente nela. Mexo no cabelo, nos brincos, nas roupas. Pego acessórios meus e coloco na Violeta", entrega com uma contagiante alegria. Tal liberdade que Glória tem com a sua personagem é o grande diferencial desta nova temporada. Segundo ela, todos os atores sentem-se mais à vontade para mexer nos mínimos detalhes de cada papel, tamanha a familiaridade com a trama. E as sugestões, assegura a atriz, são bem-vindas. "Estamos mais seguros e, por isso, damos sugestões mais precisas. Os diretores aceitam e desenvolvem nossas ideias", orgulha-se.
Nos 14 episódios da primeira temporada do seriado, Violeta mostrou-se uma senhora sábia e muito maluquinha. Pelas frequentes falhas de memória, a personagem abusou de histórias sem sentido, e ao mesmo tempo, divertidas. Mas a vovó atrapalhada ainda vai proporcionar muitas risadas. "Ela volta muito mais maluquinha", promete a atriz. Com o destaque que este papel teve na trama, o diretor percebeu que, se uma Violeta é bom, duas ou três seria melhor ainda. A avó de Léo, protagonizado por Eduardo Moscovis, vai reencontrar familiares tão sem noção e divertidos como ela. Esta é mais uma novidade da série, que traz também no elenco as atrizes Deborah Secco, como a escritora Giovana, Luiza Arraes, com a estourada Bárbara, e Laura Barreto, como a pequena Theodora, a verdadeira "adulta" da casa.
Glória apresenta uma trajetória de diversas passagens pelo teatro, TV, em novelas e seriados, e oito filmes. Antes mesmo de atuar na televisão, já havia feito o filme O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte, exibido em 1962 e até hoje considerado um marco da arte brasileira. Um ano depois, estreou na TV, na primeira novela diária exibida no país, a 2-5499 Ocupado, da Excelsior. Foi no teste para este papel que a atriz conheceu o ator Tarcísio Meira, com quem é casada há 49 anos. Atuando desde então, a atriz tem uma extensa carreira, que se divide entre teatro, cinema e televisão. Aos 78 anos, a sede de trabalho não muda. Quase 10 dias antes da estreia da segunda temporada de Louco por Elas, no dia 30 de outubro, Glória está de volta com a peça Ensina-me a viver, onde trabalhou também com João Falcão. "Estou em uma ótima fase de estreia. Estamos voltando depois de cinco anos", alegra-se com a sua dupla atuação.
A estreia de Louco por Elas no último semestre marcou a volta da atriz perante as câmeras. Além de uma participação ao lado do marido Tarcísio em Cama de Gato, folhetim das 18 horas exibida pela Globo em 2009, seu último trabalho havia sido com a personagem Ireni Fontini, em A Favorita, de 2008. O retorno não poderia ser com uma atuação melhor, segundo Glória. Para ela, o seriado tem um humor inteligente, que vem dos próprios conflitos pessoais. "Existe uma verdade em todos os personagens. Não precisamos forçar a graça, vem naturalmente", acredita. "Hoje a gente se sente uma família. Nesse meio tempo de uma temporada para a outra, senti falta de todos", completa. Mas a veterana do elenco garante: "Se é preciso dar bronca, eu puxo orelha mesmo", brinca.