Globo ameaça demitir e processar funcionário que vazar final de Vale Tudo
Globo ameaça demitir por justa causa funcionários que divulgarem desfecho da novela, especialmente sobre o assassino de Odete Roitman.
A Rede Globo implementou medidas de segurança para proteger o desfecho do remake da novela Vale Tudo, especialmente sobre a identidade do assassino da personagem Odete Roitman. Na última terça-feira (30), a emissora enviou comunicado interno aos funcionários dos Estúdios Globo alertando que divulgações não autorizadas podem resultar em demissão por justa causa e processos judiciais.
Conforme informações da coluna Outro Canal do jornal Folha de S.Paulo, o documento distribuído aos profissionais envolvidos na produção ressalta que manter confidencialidade sobre o final da trama constitui parte das obrigações contratuais dos colaboradores.
Este tipo de procedimento de segurança era amplamente utilizado pela emissora entre os anos 1980 e 2000. Apesar de ter se tornado menos comum nas últimas temporadas, a Globo retomou essa estratégia em produções específicas, como ocorreu com Terra e Paixão em 2023, para preservar desfechos que geram grande expectativa no público.
O principal mistério da trama começará a ser desenvolvido a partir da próxima segunda-feira (6), quando a vilã Odete Roitman, interpretada por Debora Bloch, será assassinada, iniciando a fase final da novela.
Manuela Dias, autora responsável pelo remake, já confirmou que não seguirá o mesmo caminho da versão original exibida em 1988. Na trama original, a assassina foi a personagem Leila, papel que no atual remake está sob responsabilidade de Carolina Dieckmann.
As gravações acontecem nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, onde o comunicado interno foi distribuído aos funcionários com orientações específicas sobre suas responsabilidades contratuais relacionadas ao sigilo da trama.
A identidade do assassino de Odete Roitman no remake permanece em segredo. Manuela Dias já descartou duas possibilidades: não será a personagem Leila, como na versão original, nem Maria de Fátima, interpretada por Bella Campos, embora esta seja considerada uma das suspeitas na história.
Vale Tudo ficará no ar até 17 de outubro. Após seu encerramento, a emissora lançará a novela Três Graças, que marcará o retorno do autor Aguinaldo Silva à Globo depois de cinco anos afastado.